Postagens

A Educação e a Cultura Digital

Imagem
Apresento um conjunto de documentos que considero interessantes sobre "A Educação e a Cultura Digital" a partir dos referenciais do Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital. O grupo é uma iniciativa da Fundação Santillana e da Fundação Telefônica, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e envolve o trabalho sobre 5 temas inter-relacionados: 1) O Mundo Digital: linha do tempo da evolução tecnológica (foco na passagem da Revolução Industrial à Era Digital) Inovação tecnológica: o que acontece na fronteira do conhecimento Conheça algumas das pesquisas de ponta no âmbito do desenvolvimento das tecnologias do futuro, clicando aqui . A propósito do tema proponho as leituras: A tecnologia aproxima o ser humano? A Interactividade na base da vida no futuro Tecnologia na educação Tecnologias na educação um re-pensar Realidade virtual & Ensino a distância 2) A Geração Interativa: quem são, o que anseiam, como se comportam, hábitos, habilidades, competência

A propósito da criação do Facebook

Imagem
Lawrence Lessig — autor, professor da Harvard Law School, co-fundador do Creative Commons — fez uma crítica sobre o filme A Rede Social, que conta a história do Facebook. Lessig diz que o filme é profundamente falho, porque sequer menciona a mágica real da história. "Todo mundo vai sair do cinema pensando que entendeu a genialidade da internet, mas quase ninguém terá visto a ética real da criatividade na rede, que torna possível histórias de sucesso como a do Facebook". Porque a plataforma da internet é aberta e livre um bilhão, de Mark Zuckerbergs [o criador do Google, protagonista do filme] têm a oportunidade de inventar coisas para esta plataforma", escreve Lessig. Lessig lamenta o fato dos autores do filme não terem entendido a ética da criatividade na internet e pensado que a história real era a da invenção do Facebook e não da plataforma que tornou possível, democraticamente, tanta inovação. Fonte: Edição de a A Rede de 04 de outubro de 2010 Texto alterado para fi

Web semântica

Imagem
Muita se fala hoje sobre web semântica Apresento três videos que procuram explicar o conceito e 10 exemplos práticos de ferramentas que hoje já utilizam os princípios da web semântica. Mais um desafio para os profissionais da educação... e a todos os cidadãos. As ferramentas abaixo foram apresentadas na publicação Inovação e Negócio Freebase : Uma base de dados aberta, onde as pessoas criam dados e conectam esses dados entre si, onde são classificados por temas e sessões. Tem como objetivo ser um grande repositório de conhecimento humano, seguindo o estilo da wikipedia. Powerset : Adquirida recentemente pela Microsoft, é um engenho de busca de linguagem natural. Pode processar perguntas por exemplo, porém ainda está em estado inicial e funciona bem para inglês apenas pelo que pude perceber. Twine: Aprende sobre voce e os seus interesses a partir do conteúdo que você cria e compartilha e faz um grafo desse conteúdo. AdaptiveBlue : Um plug-in que oferece links de acordo com o contexto da

Perfil do usuário típico da internet brasileira

De acordo com pesquisa da comScore, 60% do tempo do internauta com idade entre 6 e 14 anos é passado em redes sociais. Segundo a pesquisa, essa parte da população passa mais de 60% de seu tempo na internet em sites de entretenimento (25% do tempo), instant messengers (22%) e redes sociais (15%). Até que ponto o uso dessas redes sociais na educação será proveitoso para a aprendizagem, é um desafio interessante para quem trabalha com educação a distância A pesquisa anterior se junta harmoniosamente, a um artigo de Andrés García Manzano: "Blogs y Wikis en tareas educativas", de que se apresenta um resumo abaixo Hasta hoy, el discurso narrativo imperante en la cultura de Occidente, al menos desde la invención de la imprenta, ha seguido la lógica del sacerdote y el escriba: La información se atesora, se almacena, se distribuye e interioriza en forma de paquetes discretos e inmutables que fluyen "del que sabe" a "quien reclama conocimientos". Los territorios

Future Learningscapes: a 21st Century Challenge

O evento Future Learningscapes: a 21st Century Challenge For more than 20 years we have been promised that technology will transform living, learning and working practices – has that time arrived? In the first decade of the 21st century has society changed, are we learning differently – do we think differently – where will the journey take us next? In the past quarter century, devices with incredible computational power that connect to a worldwide network have become smaller to the point of being slipped into a pocket or clipped to a belt. They are multi-functional; providing a means of communicating in real time and asynchronously, capturing multi- megapixel images and video with sound, organising one’s life, connecting to one another privately and publicly through a myriad of applications, enabling the instant publishing of an event from anywhere in the world live at the touch of a button. We use them for work, learning and play – no longer just a ‘must-have’ device but becoming an e