COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Texto elaborado por João José Saraiva da Fonseca a partir do livro EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, da Professora Claudia Landim.

Educação é comunicação. Todo processo educativo é um processo de comunicação, assim como todo educador tem que ser um bom comunicador. É importante estabelecer a Teoria da Comunicação mais adequada para fundamentar a EAD.





Comunicação é o ato intencional de pôr em comum idéias, desejos e emoções, de forma clara, atraente e direta. Daí que todos os cuidados devem ser tomados para evitar ruídos, que serão muito prejudiciais, porque o professor não estará ao lado dos alunos para dirimir, de imediato, dúvidas que surjam.

Como a Comunicação se realiza por diversos meios (a fala, a escrita e o gesto), veiculados pelo próprio emissor ou através de reprodução sonora e/ou visual, utilizando recursos de multimídia, deixa de ser de natureza unicamente linguística para assumir uma natureza semiótica, pois são muitos os elementos de que se utilizam os especialistas em recursos didáticos.




Seu êxito dependerá do conhecimento e do domínio da matéria pelos especialistas, elaboradores do material didático e das técnicas utilizadas no desenvolvimento dos recursos didáticos, de modo a garantir a qualidade da relação e da comunicação entre professor e aluno.

É preciso enfatizar a necessidade de que sejam claramente especificados o conteúdo da mensagem, um código coerente com o conteúdo e o melhor canal, que garanta a fidelidade na comunicação da mensagem.

Os docentes de EAD têm que se aprofundar no tema da comunicação, como referencial para o desenvolvimento de sua atuação:
as partes que compõem um texto devem relacionar-se quanto a seu significado, de modo que fique perceptível a clara conexão entre elas, na sua totalidade, um significado único com coerência global;
no planejamento, há que se ter, bem claramente, o que vai ser transmitido, a situação educacional ou contexto, no qual se dará a interação comunicativa, para que o receptor alcance os resultados previstos pelo emissor;
a moderna linguística considera que o contexto não é apenas conformado pelo aqui e pelo agora, mas pelo conjunto de fatores que tornam possível a comunicação;
deve-se buscar uma comunicação eficaz, por intermédio de um processo mental que selecione as estratégias, as regras e as normas que regem a inter-relação linguística em concreto, merecendo especial destaque a atitude dos interlocutores.




Partindo do princípio de que nenhum receptor capta ou interpreta uma mensagem como o emissor a tem em sua mente, são destacados a seguir alguns princípios fundamentais da comunicação:
cada comunicação implica um aspecto de conteúdo e um aspecto da relação, sendo que o segundo condiciona o primeiro;
a natureza da relação fica condicionada pela valorização dos processos comunicativos por parte dos interlocutores;
a comunicação humana utiliza modalidades digitais e analógicas;
os processos de comunicação interpessoais são simétricos ou complementares, se a relação entre os interlocutores tiver como base a igualdade ou a diferença.

Deve-se encarar a EAD como instrumento para reduzir distâncias. Assim sendo, o professor deverá preparar o material didático de forma que os alunos recebam mensagens na suficiência correspondente às competências que deverão adquirir.





A intenção de ensinar é fator essencial para a eficácia da comunicação instrucional à distância.
A EAD deve caracterizar-se pela auto-instrução e pela conversação didática, guiada e bidirecional, fazendo com que o perfil, o nível e as necessidades da clientela norteiem a elaboração do material didático.

Materiais didáticos preparados por professores especialistas altamente capacitados constituem-se no meio por intermédio do qual o aluno adquire conhecimentos, desenvolve hábitos e atitudes de estudo, sem a presença física do docente. O tão almejado autodidatismo vai sendo construído pelo próprio aluno, constituindo-se em ganho pata toda a vida e extrapolando os benefícios diretos de experiências vivenciadas na prática do aprender à distância.

Os modernos meios de comunicação de massa possuem, potencialmente, três funções: informar, ensinar e entreter.




O texto produzido para a modalidade de EAD não pode ser apenas informativo. Tem que ser, também, um discurso persuasivo, com estímulos para a realização de operações intelectuais complexas, além da internalização de conhecimentos anteriores e com a experiência pessoal, a síntese integradora, a motivação heurística, a inquietude por identificar as formas possíveis de aplicação em seu meio, e, ainda, considerar as implicações sociais e éticas de tais aplicações.
A eficácia e a efetividade da comunicação docente/aluno, que se dá no acompanhamento e na tutoria, são essenciais para aumentar o incentivo ao estudo e diminuir e/ou evitar a evasão.




A Educação à Diatância, como proposta alternativa do processo ensino-aprendizagem, significa pensar um novo modelo de comunicação, capaz de fundamentar e instrumentalizar a estratégia didática. Isto se faz necessário porque muitos sistemas de EAD deturpam e distorcem a comunicação. Ocorrem, neste campo, erros piores que os cometidos em didática.
A pertir de estudos e experiências comunicacionais, a nível teórico e prático, surgem novos modelos de comunicação, em que o emissor não apenas transmite mensagens, mas promove processos de diálogo e participação.

Em Educação e em Comunicação, conforme comprovam os estudiosos do assunto, há muitos aspectos convergentes para abrir caminho a propostas alternativas, tanto na Educação Presencial quanto na Educação à Distância.


Postado em 15 de junho de 2009 por João José Saraiva da Fonseca

Comentários

dunaduarte disse…
O ensino a distancia possibilita ao aluno adquerir saberes com maior facilidade sem precisar se dslocar a grandes distancias.O material deverá conter linguagem clara de facil acesso.
Maria Rodrigues
Kelly disse…
Um conceito novo que pude encontrar neste texto foi que a EAD é um modo de diminuir a distância. Faz sentido, mas não pensava muito nisto até porque o próprio nome traz a palavra distância.

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