Dicas práticas para melhorar textos de e-learning
Não faça o aluno perder tempo com bla-bla-bla
Não é ruim quando você vai assistir uma aula, uma reunião ou um congresso e percebe que aquela meia hora de bla-bla-bla poderia ser resumida em três ou quatro sentenças?
Pensando no público do curso de educação a distância para o qual é autor de material didático, ser consico e claro é essencial sobretudo se considerarmos o cansaço da leitura na tela do PC e a facilidade que o aluno tem de dispersar do curso.
O que não deverá fazer...
1 - Livre-se do metadiscurso…
Ou seja, não escreva sobre o que você está escrevendo. Por exemplo:
“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para parabenizá-lo pelo encerramento do curso”.
Não há necessidade de dizer ao aluno o que você irá fazer. Simplemente dê os parabéns! Veja outro exemplo:
Ruim: “Na minha opinião, eu acho que deveríamos cortar as taxas de impostos”.
Aceitável: “Acho que deveríamos cortar as taxas de impostos”.
Melhorada: “Deveríamos cortar taxas de impostos”.
Melhor: “Cortar impostos”.
Na última versão, de doze palavras, chegamos a apenas duas. Em uma apresentação, estas palavras transmitem exatamente o que foi dito na primeira sentença, pois, se você está expressando a intenção de cortar impostos, fica implícito que você tem a opinião que deveriam ser cortadas as taxas de impostos.
Diga não à redundância…
Não utilize mais palavras além do necessário para expressar a idéia. Por exemplo:
“Ao recordar-se da história do seu passado, a garota gritou alto em seu próprio quarto de dormir .”
Nesta sentença, o excesso de palavras redundantes faz o leitor perder o foco no enredo e retira a emoção da frase. Talvez ficasse melhor assim:
“Ao recordar-se de seu passado, a garota gritou em seu quarto”.
Descarte termos pretensiosos…
Evite palavras pouco conhecidas, prefira termos simples. Alguns acreditam que, por utilizar termos complicados irão impressionar seus leitores, mas geralmente o efeito é o contrário. Mas atenção: saiba diferenciar o que é termo técnico e o que é palavreado desnecessário. Ao desenvolver conteúdo para cursos online, frequentemente nos deparamos com uma terminologia que não é comum à nossa, mas é utilizada na área em questão.
Fonte: Blog de Eduardo Leopold
O texto original foi adaptado para fins didáticos por Joao Jose Saraiva da Fonseca
Postado em 26 de junho de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca
Não é ruim quando você vai assistir uma aula, uma reunião ou um congresso e percebe que aquela meia hora de bla-bla-bla poderia ser resumida em três ou quatro sentenças?
Pensando no público do curso de educação a distância para o qual é autor de material didático, ser consico e claro é essencial sobretudo se considerarmos o cansaço da leitura na tela do PC e a facilidade que o aluno tem de dispersar do curso.
O que não deverá fazer...
1 - Livre-se do metadiscurso…
Ou seja, não escreva sobre o que você está escrevendo. Por exemplo:
“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para parabenizá-lo pelo encerramento do curso”.
Não há necessidade de dizer ao aluno o que você irá fazer. Simplemente dê os parabéns! Veja outro exemplo:
Ruim: “Na minha opinião, eu acho que deveríamos cortar as taxas de impostos”.
Aceitável: “Acho que deveríamos cortar as taxas de impostos”.
Melhorada: “Deveríamos cortar taxas de impostos”.
Melhor: “Cortar impostos”.
Na última versão, de doze palavras, chegamos a apenas duas. Em uma apresentação, estas palavras transmitem exatamente o que foi dito na primeira sentença, pois, se você está expressando a intenção de cortar impostos, fica implícito que você tem a opinião que deveriam ser cortadas as taxas de impostos.
Diga não à redundância…
Não utilize mais palavras além do necessário para expressar a idéia. Por exemplo:
“Ao recordar-se da história do seu passado, a garota gritou alto em seu próprio quarto de dormir .”
Nesta sentença, o excesso de palavras redundantes faz o leitor perder o foco no enredo e retira a emoção da frase. Talvez ficasse melhor assim:
“Ao recordar-se de seu passado, a garota gritou em seu quarto”.
Descarte termos pretensiosos…
Evite palavras pouco conhecidas, prefira termos simples. Alguns acreditam que, por utilizar termos complicados irão impressionar seus leitores, mas geralmente o efeito é o contrário. Mas atenção: saiba diferenciar o que é termo técnico e o que é palavreado desnecessário. Ao desenvolver conteúdo para cursos online, frequentemente nos deparamos com uma terminologia que não é comum à nossa, mas é utilizada na área em questão.
Fonte: Blog de Eduardo Leopold
O texto original foi adaptado para fins didáticos por Joao Jose Saraiva da Fonseca
Postado em 26 de junho de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca
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