Explore novas ideias e participe da conversa sobre como podemos usar a tecnologia para transformar a educação e construir uma sociedade mais conectada e engajada!
Consumo e dia dos namorados
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
No dia dos namorados uma reflexão sobre o consumo
Postado em 12 de junho de 2009 por João José Saraiva da Fonseca
É um video bem interessante, recheado de informações úteis, nos leva à refletir sobre como contribir para diminuir ainda mais o lixo que prodimos e assim quem sabe um dia melhorar o planeta, não mais para mim é claro, mas para o futuro.
Samuel disse…
O interessante do video é justamente a quantidade de informação em tão pequeno espaço de tempo (sintese). Seu objetivo não precissamente instruir, senão concientizar, e isso consegue. Quem quera saber mais deve pesquisar, o que também é muito bom. Estimula a procura de informação e o aprendizagem. Com certeza que quem fez este material não pesquisou um nem dois dias.
Esse vídeo superou as espectativas do tema. a verdade é que temos presenciado, entendido e participado desse processo ativamente. Sabemos que isso é uma realidade. O consumismo tão estimulado, nesde a mais tenra idade, produz uma sobrecarga de trabalho exaustiva. Houve uma mudança de valores: o ser não importa mais, porque o seu cartão de visitas é o que você tem. Estamos viviados no clico de trabalhar-compra-pagar-trabalhar-pagar-comprar... como bem foi explicado no vídeo. Tenho um colega de trabalho que foi visitar a irmã que mora na Europa; ele disse que as pessoas descartam bicicletas, que aqui consideraríamos novas, só porque tem vontade de comprar outra. A mídia faz bem o seu trabalho de confudir fútil com útil, na realidade isso se tornou até profissão, pessoas ganham muito dinheiro ao desenvolverem idéias para venda dos produtos. Usam artistas, crianças, coisas e até animais para dizerem que precisam de mais e mais coisas. Sustentabilidade é um assunto muito falado hoje. Empresas ganham prêmios ao estimularem essa prática, mas isso sempre é feito acompanhado da estimulação do consumo do seu produto. Somos o que podemos ter.... é o que a mídia tem pregado...é o conscientemente alimenta e estimula o nosso trabalho. Precisamos mudar.
Descubra o poder do Planejamento Participativo Você sabe o que é planejamento participativo? Já ouviu falar sobre a importância da participação das pessoas no processo de planejamento? O Planejamento Participativo é um processo poderoso de tomada de decisões e comunicação que visa transformar a realidade de uma maneira controlada e sustentável. Com a participação de várias pessoas, esse método abre um leque maior de opções, amplia a capacidade de ação, complementa especialidades e até mesmo diminui custos, permitindo um trabalho com mais qualidade. Ao definir objetivos explícitos e orientar as organizações para tomar decisões e implementar ações correspondentes, o Planejamento Participativo facilita a identificação de diferentes formas de atingi-los. Isso permite que os envolvidos se comprometam a atuar conforme às decisões tomadas. Mas como funciona o Planejamento Participativo? Cada alternativa representa um caminho possível para chegar à situação desejada, e implica outra maneira de
Algumas das idéias expostas no texto abaixo, possam subsidiar uma discussão sobre o ensino médio ter 20% da sua carga horária à distância. A PRÁTICA EDUCATIVA A partir das idéias de Antoni Zabala e César Coll A finalidade da escola é promover a formação integral dos alunos. Para tal deve existir uma reflexão profunda e permanente da condição de cidadania dos alunos e da sociedade em que vivem e consequentemente acerca da finalidade da educação escolarizada. Isso possibilitará à escola ir mais além do que o enfatizar do aspecto cognitivo. Isso se consegue pelo estabelecer de vínculos com os outros e pela definição das concepções pessoais sobre si e os demais, através das relações construídas a partir das experiências vivienciadas. Para Zabala, aprender não é apenas copiar ou reproduzir a realidade. Significa integrar conhecimentos já existentes aos novos, modificando-os e estabelecendo relações. De acordo com os seus pressupostos, as relações que se estabelecem entre os professores, os
A RELAÇÃO DA ESCOLA COM A COMUNIDADE UM PARTENAREADO NECESSÁRIO A escola não é um espelho da comunidade. A escola não é um retrato da comunidade. A escola não é salvadora da comunidade. A escola participa da comunidade e é participada por ela”. Sandra Zita Silva Tiné Essa afirmação deve orientar a relação entre a Escola e a Comunidade. Apresento abaixo um texto longo que aprofunda a reflexão sobre o tema. Primeiramente poderão ler um resumo desses mesmto texto Resumo do texto relação da Escola com a Comunidade O texto discute a relação da escola com a comunidade, destacando a importância da participação da comunidade na gestão e práticas pedagógicas da escola. A participação comunitária na escola é vista como um processo político e pedagógico que visa a democratização da educação e o combate à distância entre as práticas educativas e as realidades sociais e culturais dos alunos. A escola é considerada uma instituição social porosa, que deve integrar as contribuições do contexto cultu
Para Paulo Freire a construção do conhecimento pelo sujeito tem por base as dimensões políticas, economicas, sociais e culturais do espaço onde ele vive. Para o autor a construção do conhecimento deve se basear num diálogo multipolar permanete entre todos os intervenientes no processo de ensino e aprendizagem, quer eles estejam dentro ou fora do espaço físico escolar. Freire reforça que a construção do conhecimento acontece a todo o momento no seio de mundo e envolve variáveis que vão além cognitivo, envolvendo o sensitivo, o motor, o estético, o intuitivo e o emocional, etc. O sujeito, a comunidade e o "mundo" têm um papel fundamental na construção do conhecimento individual e coletivo. A propósito das idéias de Paulo Freire sobre a construção do conhecimento, proponho a leitura de um trecho de um texto de Ângela Antunes na Revista Pátio - Editora Artmed - Ano VIII Nº 32 (Novembro 2004 - Janeiro 2005), número dedicado à temática da Aprendizagem para todos. No tex
Mapas conceituais O presente trabalho escrito por João José Saraiva da Fonseca, apresenta uma síntese de algumas idéias pesquisadas na Internet e apresentadas por José Batista Cirne Tomaz em Curso na Escola de Saúde Pública do Ceará, sobre mapas de conceitos, enquanto elemento de consulta para estudo. A proposta dos Mapas Conceituais foi desenvolvida na Universidade de Cornell, durante a decáda de 70, pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak e seus colaboradores . Na literatura pode-se encontrar como sinônimos de mapas conceituais: árvore conceitual, rede de ensino, mapa de aprendizagem, mapa cognitivo, rede semântica. Os mapas conceituais são ferramentas para organizar e representar o conhecimento. Consistem em representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, servindo como instrumento para facilitar uma aprendizagem significat
Comentários
Com certeza que quem fez este material não pesquisou um nem dois dias.
Tenho um colega de trabalho que foi visitar a irmã que mora na Europa; ele disse que as pessoas descartam bicicletas, que aqui consideraríamos novas, só porque tem vontade de comprar outra. A mídia faz bem o seu trabalho de confudir fútil com útil, na realidade isso se tornou até profissão, pessoas ganham muito dinheiro ao desenvolverem idéias para venda dos produtos. Usam artistas, crianças, coisas e até animais para dizerem que precisam de mais e mais coisas. Sustentabilidade é um assunto muito falado hoje. Empresas ganham prêmios ao estimularem essa prática, mas isso sempre é feito acompanhado da estimulação do consumo do seu produto. Somos o que podemos ter.... é o que a mídia tem pregado...é o conscientemente alimenta e estimula o nosso trabalho. Precisamos mudar.