Postagens

EAD um enorme negócio

Será que a luta do MEC em supervisionar a qualidade dos cursos a distância, não vai virar uma luta de David (MEC) contra Golias? Qual o posicionamento que devem assumir as Associações na área da educação a distância? Empresa do Grupo Pearson Education, eCollege expande atividades para a América Latina e passa a integrar em seu portfólio os idiomas Português e Espanhol A divisão Pearson eCollege, líder em soluções e serviços e-learning nos Estados Unidos, acaba de anunciar a ampliação de seus serviços e tecnologia para a América Latina e México. A eCollege será incorporada nos escritórios da Pearson Education na Cidade do México e em São Paulo, no Brasil. A companhia acrescenta constantemente integração e suporte ao seu conjunto de tecnologias e, recentemente, integrou ao seu sistema os idiomas Português e Espanhol. A partir dessa inovação, a Pearson eCollege possibilita que escolas e instituições da América Latina entreguem um ensino de qu

Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância

Acabei de ler no portal Paranashop um artigo que se refere à A ACED ( Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância ). De acordo com o documento, a associação "foi criada para abrigar as instituições que atuam nas áreas que participam do processo viabilização do sistema educativo a distância. Esta entidade engloba um expressivo número de instituições brasileiras de setores como universidades, escolas, editoras, produtoras de vídeo, empresas de informática, agências de publicidade e marketing, transportadoras, ONGs educacionais, entre outros. O objetivo é alavancar, cada vez mais, as ações em prol da Educação a Distância (EAD)". foi criada para abrigar as instituições que atuam nas áreas que participam do processo viabilização do sistema educativo a distância. Esta entidade engloba um expressivo número de instituições brasileiras de setores como universidades, escolas, editoras, produtoras de vídeo, empresas de informática, agências de publicidade e marketing, trans

As ferramentas da web 2.0 no apoio à tutoria a distância

Num momento em que já se fala das contribuições que a web 3.0 pode trazer para a educação, proponho uma reflexão, "mais pé no chão", sobre a contribuição que as ferramentas da web 2.0 podem dar para a tutoria a distância. Web 2 Na Tutoria View more PDF documents from João josé saraiva da Fonseca . Postado em 15 de junho de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Imagem
Texto elaborado por João José Saraiva da Fonseca a partir do livro EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, da Professora Claudia Landim. Educação é comunicação. Todo processo educativo é um processo de comunicação, assim como todo educador tem que ser um bom comunicador. É importante estabelecer a Teoria da Comunicação mais adequada para fundamentar a EAD. Comunicação é o ato intencional de pôr em comum idéias, desejos e emoções, de forma clara, atraente e direta. Daí que todos os cuidados devem ser tomados para evitar ruídos, que serão muito prejudiciais, porque o professor não estará ao lado dos alunos para dirimir, de imediato, dúvidas que surjam. Como a Comunicação se realiza por diversos meios (a fala, a escrita e o gesto), veiculados pelo próprio emissor ou através de reprodução sonora e/ou visual, utilizando recursos de multimídia, deixa de ser de natureza unicamente linguística para assumir uma natureza semiótica, pois são muitos os elementos de que se utilizam os especialistas em recursos didát

Maastricht Message

As reuniões 23rd ICDE World Conference and the 2009 EADTU Annual Conference, decorreram na cidade de Maastricht. No dia 10 de julho de 2009, os intervenientes publicaram o que designaram como: "Maastricht Message". Apresento algumas passagens do documento: "Achievements Over the last four decades open, flexible and distance learning has developed so that it now offers the first real means of delivering quality learning at scale. The open and distance university movement is removing barriers of geography, time and cost while maintaining quality of education. In some countries open and distance education now serves more than one third of the student population and this is growing rapidly. Also, the lives of many, including small farmers, nascent entrepreneurs, and previously marginalized communities and individuals have been changed through the learning acquired from these institutions. All of this contributes to the growth of local and national communities and economies.