EAD um enorme negócio

Será que a luta do MEC em supervisionar a qualidade dos cursos a distância, não vai virar uma luta de David (MEC) contra Golias?

Qual o posicionamento que devem assumir as Associações na área da educação a distância?



Empresa do Grupo Pearson Education, eCollege expande atividades para a América Latina e passa a integrar em seu portfólio os idiomas Português e Espanhol

A divisão Pearson eCollege, líder em soluções e serviços e-learning nos Estados Unidos, acaba de anunciar a ampliação de seus serviços e tecnologia para a América Latina e México. A eCollege será incorporada nos escritórios da Pearson Education na Cidade do México e em São Paulo, no Brasil.

A companhia acrescenta constantemente integração e suporte ao seu conjunto de tecnologias e, recentemente, integrou ao seu sistema os idiomas Português e Espanhol. A partir dessa inovação, a Pearson eCollege possibilita que escolas e instituições da América Latina entreguem um ensino de qualidade aos seus estudantes para que estes possam alcançar seus objetivos.

"O suporte da Pearson eCollege nos idiomas Espanhol e Português aumentará o acesso a oportunidades educacionais para os estudantes em toda a América Latina", afirma Matt Leavy, CEO da eCollege. "Temos feito grandes avanços para aumentar o papel e o alcance da divisão eCollege, que já possui escritórios no Reino Unido e Austrália", reforça.

Para Guy Gerlach, presidente da Pearson Education no Brasil, o projeto apoia a estratégia de combinação de conteúdo, tecnologia e serviços para o avanço da aprendizagem no País. “As companhias nacionais não precisarão investir em infraestrutura de Tecnologia da Informação, pois já oferecemos toda a plataforma de educação a distância. Além disso, nossos clientes poderão contar com nossa consultoria, conteúdo e serviços num pacote de soluções educacionais. Isso significa redução de custos para as empresas e aprendizado dinâmico com conteúdo riquíssimo para os estudantes brasileiros”, explica.

Alinhados às demandas

Segundo a entidade norte-americana National Center for Education Statistics, em 2007 havia nos EUA um total de 12,2 milhões de estudantes na modalidade a distância em aproximadamente 2 mil instituições de ensino superior. Já no Brasil, o mercado de ensino a distância movimenta mais de 1 bilhão de reais ao ano e compreende mais de 2,5 milhões de estudantes. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, Frederic Litto, essa modalidade de ensino crescerá pelo menos 20% ao ano no Brasil.

Por se tratar da modalidade educacional que mais cresce no mundo, o Grupo Veris Educacional, holding que reúne as faculdades IBMEC (RJ, MG e DF), voltada para as classes A e B, iniciou a operação do IBMEC Online, seu programa de ensino a distância. O grupo será uma das primeiras instituições de ensino da América Latina a utilizar a plataforma tecnológica da eCollege, que será responsável pelo desenvolvimento do campus virtual do IBMEC Online.

Segundo Carlos Longo, diretor de EAD da Veris, a eCollege oferece mais possibilidades administrativas e seu grande diferencial é a sua plataforma que combina gerenciamento de curso, aconselhamento, orientação para os estudantes e ainda suporte.

“No mesmo software o aluno encontrará tecnologias aplicadas ao ensino, helpdesk e serviços educacionais sob demanda. Ou seja, em um mesmo pacote, ele encontrará tudo o que é necessário para seu desenvolvimento pessoal com fácil acesso e usabilidade. Os cursos serão mantidos em servidores em Denver (EUA) e os alunos contarão com suporte on-line em português 12 horas por dia útil e em inglês 24 horas”, destaca Longo.

Inicialmente, o Ibmec Online ofertará cursos de pós-graduação como MBA Executivo em Gestão, com duração de 20 meses, ou CBA (Certificate in Business Administration) em Gestão, com duração de 18 meses. Também farão parte do portfólio inicial do Ibmec Online cursos livres, com duração de 30 horas cada um, sobre temas como: Matemática Financeira, Marketing, Estratégia de Empresas, Contabilidade Financeira e Gerencial, Ferramentas Estatística de apoio à tomada de decisão.

De acordo com o presidente do Grupo Veris, Eduardo Wurzmann, somente em 2009, a Veris investirá R$ 3,5 milhões na nova unidade. “A expectativa é que, em cinco anos, o ensino a distância represente 20% do faturamento total do grupo, que em 2009 deve atingir cerca de 180 milhões de reais”, explica o executivo.

As aulas por meio do Ibmec Online começarão este mês. Por meio da nova modalidade, a instituição pretende levar sua excelência em ensino na educação executiva para profissionais de todo o País que não podem fazer os cursos presenciais. Para mais informações, acesse: www.ibmeconline.com.br

Sobre a Pearson Education

A Editora Pearson está presente em 50 países, oferecendo conteúdo de qualidade para estudantes e instituições de ensino em 13 idiomas. Instalada no Brasil desde 1996, a Pearson publica livros nas áreas de ensino da língua inglesa, com o selo Longman; informática, com o selo Prentice Hall; negócios, com o selo Financial Times/Prentice Hall, e universitária, com os selos Prentice Hall e Addison Wesley.

Fonte: SEGS

Postado em 16 de junho de 2009 por João José Saraiva da Fonseca

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais