quinta-feira, 11 de junho de 2009

Porque não publicar fotos na Internet

A televisão espanhola tele 5 realizou um anuncio, sobre os motivos porque não se deve publicar fotos na Internet.

A propósito o Jornal espanhol La vanguardia publicou um artigo em 09 de junho de 2009.

Proponho a leitura do artigo e que assistam ao vídeo.

Un anuncio alerta a los menores sobre el peligro de colgar sus imágenes en internet

Cuando un menor cuelga una foto suya en internet, esa foto es de "todos" y puede acabar en cualquier parte; ese es el mensaje de un 'spot' producido por Telemadrid, que han impulsado el Defensor del Menor, Telefónica y la Obra Social de Caja Madrid para fomentar la responsabilidad de los adolescentes.

El Defensor del Menor, Arturo Canalda, ha explicado que el 'spot' está a disposición de todas las televisiones de ámbito nacional para que lo difundan sin que compute como publicidad.

"Creo que hemos dado en el clavo, y que los chavales y los padres se darán cuenta de que hay que valorar lo que se cuelga. No se trata de prohibir, sino de concienciar", ha afirmado el Defensor.

El anuncio, inspirado en otro americano, muestra a una adolescente que allá donde va se siente incómoda o amenazada porque alguien la conoce y le dice cosas del tipo "yo a ti te conozco", "al natural me gustas mucho más" o "anoche soñé contigo".

En su instituto, la menor comprueba que su imagen está colgada por las paredes y que todos los alumnos la tienen y la observan, en papeles o en sus teléfonos móviles, por lo que huye asustada.

Ya en la calle, choca con un chico que reparte sus fotos y la escena final son cientos de fotografías suyas volando hacia el cielo.

La campaña se completa con carteles que se colgarán en todos los centros educativos de la Comunidad de Madrid, con el lema "Antes de colgar tu imagen en la web, piénsalo".






Encontrei mais vídeos sobre a temática.






















Recomendo particular atenção aos professores para a publicação de fotos de alunos seus na Internet.


Postado em 11 de junho de 2009 por João José Saraiva da Fonseca

2 comentários:

Valcides Pio disse...

Publicar fotos, seja na Internet - seja no website da escola, seja num blog - seja no Jornal da Escola ou no que for não pode acontecer sem a devida autorização da pessoa ou parente nos casos de menores de idade. Muitas vezes as fotos dos alunos são acompanhadas do nome da escola, ano e turma que frequentam, nomes e idades, o que não é uma boa prática em termos de política de segurança. A publicação destes dados juntamente com dados pessoais ajudam a localizar uma dada pessoa num dado espaço físico, o que no caso de crianças e jovens - mas até de adultos - pode servir para as colocar em risco.
A net é um ambiente virtual sem fronteiras e nunca sabemos que esta do outro lado do computador.

Kelly disse...

Fico tão chateada com esse tipo de acontecimento, pois o ser humano (sem generalizar) tem procurado se superar e se especializar em como fazer maldade com os outros. Como essa é a realidade: você não pode ter liberdade de fazer determinadas coisas pela web porque algumas pessoas estão esperando você vacilar pra ferrar com você; a gente tem que ter muito cuidado. Coloco fotos minhas, de minha família e dos meus amigos no orkut, mas apenas quem tem acesso são as pessoas que adiciono. Ainda assim tenho receio, principalmente quando vejo reportagens como esta. Uma vez tive meu orkut clonado, mudaram meu perfil e colocaram vídeos pornográficos. Fiquei danada da vida. Não sei se fizeram alguma coisa com minhas fotos, mas até agora não soube de nada estranho.