Perfil do aluno virtual

Uma reflexão sobre o perfil do "aluno virtual", a partir da obra: O aluno virtual – um guia para trabalhar com estudantes on-line" de Rena M.Palloff e Keith Pratt; trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre:Artmed, 2004.

Capítulo 1- Quem é o aluno virtual?

Este capítulo faz uma introdução do tema do livro: aluno virtual: quem é ele e o que precisa para ter sucesso on-line?

Os autores acreditam que saber quem o aluno virtual é e quais são suas necessidades on-line ajuda no planejamento de um curso a distância que atenda a tais necessidades e que seja verdadeiramente focado no aluno.

Segundo os autores o aluno on-line “típico” é geralmente descrito como alguém que tem mais de 25 anos, está empregado, preocupado com o bem-estar social da comunidade, com alguma educação superior em andamento, podendo ser tanto do sexo masculino quanto do feminino (Gilbert, 2001, p.74).


Lista de qualidades que de acordo com o livro, criam o perfil do aluno virtual de sucesso:

1 – o aluno precisa ter acesso a um computador e a um modem ou conexão de alta velocidade e saber usá-los;

2- alunos virtuais de sucesso têm a mente aberta e compartilham detalhes sobre sua vida, trabalho e outras experiências educacionais;

3- não se sente prejudicado pela ausência de sinais auditivos ou visuais no processo de comunicação;

4- automotivação e autodisciplina;

5- os alunos virtuais desejam dedicar quantidade significativa de seu tempo semanal a seus estudos e não vêem o curso como “a maneira mais leve e fácil” de obter créditos ou um diploma;

6- o aluno virtual é aquele que sabe como trabalhar, e de fato trabalha, em conjunto com seus colegas para atingir seus objetivos de aprendizagem e os objetivos estabelecidos pelo curso;

7- são ou podem passar a ser pessoas que pensam criticamente. Sabem que o professor atua como facilitador do processo de aprendizagem on-line e que, para chegarem à melhor experiência on-line, devem ser eles próprios responsáveis pelo processo. (será que sabe mesmo? Na maioria das vezes o e-aluno também espera uma mera reprodução das aulas presenciais, aguardam por atividades propostas pelos professores, e pela correção destas tarefas. Nos cursos em que participei alguns alunos desconheciam o que era um email, qual a diferença entre arroba e www. Ou seja, a realidade que encontrei na rede de professores estaduais foi ainda de alfabetização digital.)

8- capacidade de refletir sobre os resultados da atividade colaborativa ou do processo de aprendizagem ou do conteúdo do curso;

9- o aluno virtual acredita que a aprendizagem de alta qualidade pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento – não apenas na sala de aula tradicional.


Fontes: Grupo "O Aluno Virtual"

Postado em 22 de junho de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais