Dicas práticas para melhorar textos de e-learning

Não faça o aluno perder tempo com bla-bla-bla

Não é ruim quando você vai assistir uma aula, uma reunião ou um congresso e percebe que aquela meia hora de bla-bla-bla poderia ser resumida em três ou quatro sentenças?

Pensando no público do curso de educação a distância para o qual é autor de material didático, ser consico e claro é essencial sobretudo se considerarmos o cansaço da leitura na tela do PC e a facilidade que o aluno tem de dispersar do curso.

O que não deverá fazer...

1 - Livre-se do metadiscurso…

Ou seja, não escreva sobre o que você está escrevendo. Por exemplo:

“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para parabenizá-lo pelo encerramento do curso”.

Não há necessidade de dizer ao aluno o que você irá fazer. Simplemente dê os parabéns! Veja outro exemplo:

Ruim: “Na minha opinião, eu acho que deveríamos cortar as taxas de impostos”.

Aceitável: “Acho que deveríamos cortar as taxas de impostos”.

Melhorada: “Deveríamos cortar taxas de impostos”.

Melhor: “Cortar impostos”.

Na última versão, de doze palavras, chegamos a apenas duas. Em uma apresentação, estas palavras transmitem exatamente o que foi dito na primeira sentença, pois, se você está expressando a intenção de cortar impostos, fica implícito que você tem a opinião que deveriam ser cortadas as taxas de impostos.

Diga não à redundância…

Não utilize mais palavras além do necessário para expressar a idéia. Por exemplo:

“Ao recordar-se da história do seu passado, a garota gritou alto em seu próprio quarto de dormir .”

Nesta sentença, o excesso de palavras redundantes faz o leitor perder o foco no enredo e retira a emoção da frase. Talvez ficasse melhor assim:

“Ao recordar-se de seu passado, a garota gritou em seu quarto”.

Descarte termos pretensiosos…

Evite palavras pouco conhecidas, prefira termos simples. Alguns acreditam que, por utilizar termos complicados irão impressionar seus leitores, mas geralmente o efeito é o contrário. Mas atenção: saiba diferenciar o que é termo técnico e o que é palavreado desnecessário. Ao desenvolver conteúdo para cursos online, frequentemente nos deparamos com uma terminologia que não é comum à nossa, mas é utilizada na área em questão.


Fonte: Blog de Eduardo Leopold

O texto original foi adaptado para fins didáticos por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Postado em 26 de junho de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Comentários

Anônimo disse…
Gostei das dicas...
Kelly disse…
As informações deste texto são muito importantes, pois dispomos de muitos textos na net e com a necessidade do aperfeiçoamento profissional e pessoal não podemos perder tempo. Da mesma forma as pessoas que leem as nossas informações precisam de textos que sejam sucintos, criativos e fidedignos.

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