Postagens

Educar para fabricar ciudadanos

A Redes 49: Educar para fabricar ciudadanos Posted using ShareThis levo a cabo um debate para debater: ¿Hacia dónde ha de evolucionar nuestro sistema educativo para formar a ciudadanos capaces de afrontar los retos de este siglo? Tanto la ciencia como la tradición contemplativa budista tienen mucho que decir al respecto. ¿Por qué no unirlas para que se enriquezcan mutuamente y aporten soluciones? Postado em 18 de dezembro de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Uma pratica em construção que se chama avaliação

Esta apresentação em power point elaborada por Sonia Maria Henrique Pereira da Fonseca, propõe uma reflexão sobre como avaliar. avaliacao View more presentations from João José Saraiva da Fonseca . Postado em 18 de dezembro de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Potencial pedagógico de las wikis

Continuando o trabalho de aprofundamento da reflexão sobre as oportunidades pedagógicas oferecidas pelas novas tecnologias da informação e comunicação, disponibilizo um trecho do trabalho: "Wikis e innovación docente: Wikis and Teaching Innovation" de Guzmán Mancho Barés, María Dolores Porto Requejo e Carmen Valero Garcés. Potencial pedagógico de las wikis Entre las ventajas que normalmente se mencionan del uso de las wikis en la docencia destacamos las siguientes: · Facilidad de uso : ni profesores ni alumnos necesitan programas, aplicaciones o equipos especiales para acceder y editar una wiki. Basta con un ordenador con acceso a Internet y un navegador. Ahora bien, esta característica es más importante de lo que parece, ya que, a pesar de que muchos de los nuevos estudiantes universitarios son “nativos digitales”, lo cierto es que en ocasiones sus conocimientos se reducen a las herramientas que utilizan más habitualmente y cualquier sistema de participación más complejo nec

Synthesis of the Characteristics of New Millennium Learners

Imagem
Apresento um quadro resumo das características dos aprendentes no novo milénio incluído na publicação: "“Learning 2.0 – the Impact of Web 2.0 Innovations on Education and Training in Europe”, publicado em 2009 pelo Institute for Prospective Technological Studies (IPTS) em colaboração com a European Commission Directorate General Education and Culture (DG EAC). Postado em 17 de dezembro de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Aproveitar o Twitter na educação

Apresento algumas idéias de como utilizar o Twitter em situações de ensino, a partir do livro: “Teaching with Twitter” de Steve Wheeler: 1. Quadro de avisos : anunciando aos alunos mundanças no conteúdos dos cursos, horários, lugares de realização de eventos e outra informação relevantes; 2. “Resumo”: Pedir aos alunos que, por exemplo, leiam um artigo e em seguida o resumam em ate 140 palavras os principais pontos; 3. Compartilhar links : Compartilhar hiperlinks interessantes com os colegas, regularmente; 4. Aprendizagem de línguas : Enviar mensagens em línguas estrangeiras e solicitar aos alunos para responder na sua língua materna ou na língua em estudo. 5. Micro escrita . Escrita colaborativa e progressiva na criação de micro-relatos a partir da contribuição dos alunos cadastrados no twitter. 6. Micro-encontros : Manter discusssões sobre temas pré-acordados, em que todos os que estão cadastrados para seguir o Twitter, deverão participar. Postado em 17 de dezembro de 2009 por João J