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Feliz ano novo

Desejo a todos um feliz ano de 2010, com a Orquestra Filarmonica de Viena no seu tradiconal concerto (neste caso de 2009 - infelizmente o desejo expresso na apresentação da Orquestra, ainda não foi atendido). Abraço João José Saraiva da Fonseca Postado por Joao Jose Saraiva da Fonseca em 01 de janeiro de 2010

Caracterizando os bons videojogos

Esta é um reflexão sobre "El maestro" enquanto "innovador tecnológico" a partir da intervenção de Eduardo Villanueva Mansilla no V Congresso de Educared. Na apresentação, Mansilla remete para a obra de James Paul Gee "What Video Games Have to Teach Us about Learning and Literacy" e especialmente aos 36 elementos  que  fazem  ou  deveriam  fazer  parte  de  um  bom jogo e  que  são,  ao mesmo  tempo, 36 motivos "porque buenos videojuegos generan mejores condiciones de aprerndizaje que la mayoria de las escuelas que tenemos hoy". 1) Active, Critical Learning Principle All aspects of the the learning environment (including ways in which the semiotic domain is designed and presented) are set up to encourage active and critical, not passive, learning 2) Design Principle Learning about and coming to appreciate design and design principles is core to the leaning experience 3) Semiotic Principle Learning about and coming to appreciate interrelations wit

Moodle: estratégias Pedagógicas e Estudo de Caso

A professora da Universidade do Estado da Bahia, Lynn Rosalina Gama Alves "em sintonia com a filosofia do Moodle", disponibilizou na integra o seu livro "Moodle: estratégias Pedagógicas e Estudo de Caso", para download gratuito na sua página pessoal. Para ler ou baixar a obra clique aqui . Para acessar à página pessoal da autora clique aqui . Postado em 21 de dezembro de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Heutagogia

Fredric Litto utlizou o conceito de heutagogia que de acordo com ele se refere à autodescoberta: "O aluno mesmo decide o quer estudar”, explicou. De acordo com o presidente da ABED o aluno no ensino a distância " quer é bom conteúdo, bem organizado e com interatividade”. Litto também traçou o perfil de um estudante a distância. Segundo ele, “a EAD não é para qualquer um. O aluno que depende de cobrança ou elogios só serve para o presencial. Para utilizar a EAD é preciso ser motivado e autodisciplinado”. Quanto ao trabalho do tutor o presidente da Abed argumentou que não é preciso ter títulos acadêmicos para assumir essa função. “Cada instituição deve ser autônoma para formar o seu tutor, pois não existe um padrão”. Mas o que é mesmo a Heutagogia? Pela informação que recolhi, o termo heutagia foi criado em 2000 por Hase e Kenyon. Heutagia é definida como o estudo da aprendizagem autodeterminada, propõe mais do que aprender sozinho. Traz a ideia de flexibilidade e respeito ao m

Contribuição do SMS para a educação a distância

O jornal New Straits Times da Malaysia publicou uma interessante noticia sobre a utilização do SMS na educação a distância. Learning via SMS 2009/12/20 We have heard of distance learning, and the use of computers and video-conferencing as teaching tools. But the use of the short message service or SMS to teach students has been unheard of, until now. CHANDRA DEVI RENGANAYAR finds out more about this new learning method adopted by Universiti Sains Malaysia. IF the short message service (SMS) is a popular method of communication among the younger generation, why not use it to teach students? That's what Universiti Sains Malaysia figured, and the apex university has since embarked on a project to do just that. [...] A pilot research study was launched last year, and the results revealed that the students welcomed information that way. There was an overwhelming consensus that the mobile phone could make a strong and viable contribution to the educational process.[...] The Physics cours