Postagens

Rumo à diferenciação dos conteúdos escolares

Partilho com vocês um texto que elaborei sobre o Rumo à diferenciação dos conteúdos escolares: o ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes Texto elaborado por João José saraiva da Fonseca No documento falos sobre o fato de existir "na atualidade uma tendência para a ampliação e a diferenciação dos conteúdos escolares. Essa tendência surge associada a uma reformulação e reconsideração profunda do conceito de conteúdo, do que significa ensinar e aprender conteúdos específicos e do papel que desempenham as aprendizagens escolares nos processos de desenvolvimento e socialização dos seres humanos. As propostas elaboradas em concordância com essas idéias, ao mesmo tempo que destacam o papel da atividade construtiva do aluno, destacam a aprendizagem de fatos e conceitos considerados como um tipo de conteúdo e outros conteúdos tais como os procedimentos e as atitudes. O aluno aprenderá simultaneamente conceitos, procedimentos e atitudes. No entanto, o aluno não apre

Tecnologia e sociedade

Interessante afirmação de Abdul Waheed Khan (UNESCO) no 23rd World Conference on Open Learning and Distance Education of the International Council for Open and Distance Education (ICDE): “Knowledge societies should not be shaped and driven by technological forces but by societal choices” Traduzindo: "As sociedades do conhecimento não devem ser moldadas e dirigidas por forças tecnológicas, mas por escolhas sociais" Postado em 15 de dezembro de 2010 por João José Saraiva da Fonseca

O que Tim Berners-Lee gostaria de ver na Internet

Sir Tim Berners-Lee , fundador da World Wide Web, deu uma entrevista ao site do parlamento europeu em que faz afirmações acutilantes, sobre "medidas drásticas" para proteger os direitos na internet. Entre as afirmações de Tim Berners-Lee, selecionamos as que nos parecem mais relevantes: "Uma das características fundamentais da Internet é que com um simples clique chegamos a todo o lado. Não existe uma Internet francesa nem uma Internet inglesa: estão todas ligadas e não podem ser separadas. A Internet não está dividida em documentos de qualidade e documentos sem qualidade e também não está dividida em Internet académica e Internet comercial. Não existe discriminação, trata-se de uma única Internet, livre e acessível. É aí que reside o seu poder". "Gostaria de ver a utilização da Internet para debates responsáveis. Gostaria que os políticos fossem responsabilizados através da Internet. Se disserem algo, devemos poder aceder a uma análise equilibrada por parte de

Representacao discente de alunos de cursos a distancia

Os alunos a distância estão na minha opinião a ser discriminados de uma efetiva participação na vida universitária, através do Diretório Central de Estudantes (DCE). Um exemplo, é a noticia puclicada hoje no jornal o " Pioneiro " da cidade de Caxias do Sul. De acordo com a noticia: Os estudantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS) estão elegendo o comando do Diretório Central de Estudantes (DCE). Cerca de 28 mil acadêmicos dos campi, núcleos e cidade universitária estão aptos a participar da eleição. Apenas os alunos do Ensino a Distância não votam. Como encontrar formas de possibilitar uma efetiva participação dos alunos de cursos na vida acadêmica das IES? Postado por Joao Jose Saraiva da Fonseca em 02 de dezembro de 2009

Contribuição da Internet para a personalização do ensino

Em entrevista ao Portal Espanhol Learningreview o Director de Educación de Microsoft Ibérica (Fernando Martín Baeza) afirma que "las TI en el futuro nos deben servir para buscar una educación totalmente personalizada, donde el alumno sea el auténtico protagonista y se pueda atender a necesidades específicas de cada estudiante de forma sencilla y beneficiosa.[...] De acordo com Desde el punto de vista de la enseñanza, el profesor debe dejar el papel de instructor de contenidos a un conductor del conocimiento que fomente de forma más individualizada el desarrollo educativo de los alumnos.[...] Las herramientas TIC deben ayudar no sólo en el puro proceso educativo, sino también en la gestión interna. Así, favorecer la liberalización de tareas administrativas que al informatizarse se convierten en un proceso mínimo de la actividad de un profesor". Postado por Joao Jose Saraiva da Fonseca em 25 de novmebro de 2009