Rumo à diferenciação dos conteúdos escolares
Partilho com vocês um texto que elaborei sobre o
Rumo à diferenciação dos conteúdos escolares: o ensino e
aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes
Texto elaborado por João José saraiva da Fonseca
No documento falos sobre o fato de existir "na atualidade uma tendência para a ampliação e a diferenciação dos conteúdos escolares. Essa tendência surge associada a uma reformulação e reconsideração profunda do conceito de conteúdo, do que significa ensinar e aprender conteúdos específicos e do papel que desempenham as aprendizagens escolares nos processos de desenvolvimento e socialização dos seres humanos. As propostas elaboradas em concordância com essas idéias, ao mesmo tempo que destacam o papel da atividade construtiva do aluno, destacam a aprendizagem de fatos e conceitos considerados como um tipo de conteúdo e outros conteúdos tais como os procedimentos e as atitudes.
O aluno aprenderá simultaneamente conceitos, procedimentos e atitudes. No entanto, o aluno não aprende da mesma forma todos esses conteúdos e não seria adequado que fossem abordados da mesma forma.
Postado em 17 de setembro de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca
Rumo à diferenciação dos conteúdos escolares: o ensino e
aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes
Texto elaborado por João José saraiva da Fonseca
No documento falos sobre o fato de existir "na atualidade uma tendência para a ampliação e a diferenciação dos conteúdos escolares. Essa tendência surge associada a uma reformulação e reconsideração profunda do conceito de conteúdo, do que significa ensinar e aprender conteúdos específicos e do papel que desempenham as aprendizagens escolares nos processos de desenvolvimento e socialização dos seres humanos. As propostas elaboradas em concordância com essas idéias, ao mesmo tempo que destacam o papel da atividade construtiva do aluno, destacam a aprendizagem de fatos e conceitos considerados como um tipo de conteúdo e outros conteúdos tais como os procedimentos e as atitudes.
O aluno aprenderá simultaneamente conceitos, procedimentos e atitudes. No entanto, o aluno não aprende da mesma forma todos esses conteúdos e não seria adequado que fossem abordados da mesma forma.
Rumo à diferenciação dos conteúdos escolares: o ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes
View more documents from João José Saraiva da Fonseca.
Postado em 17 de setembro de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca
Comentários