Rumo à diferenciação dos conteúdos escolares

Partilho com vocês um texto que elaborei sobre o

Rumo à diferenciação dos conteúdos escolares: o ensino e
aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes


Texto elaborado por João José saraiva da Fonseca

No documento falos sobre o fato de existir "na atualidade uma tendência para a ampliação e a diferenciação dos conteúdos escolares. Essa tendência surge associada a uma reformulação e reconsideração profunda do conceito de conteúdo, do que significa ensinar e aprender conteúdos específicos e do papel que desempenham as aprendizagens escolares nos processos de desenvolvimento e socialização dos seres humanos. As propostas elaboradas em concordância com essas idéias, ao mesmo tempo que destacam o papel da atividade construtiva do aluno, destacam a aprendizagem de fatos e conceitos considerados como um tipo de conteúdo e outros conteúdos tais como os procedimentos e as atitudes.

O aluno aprenderá simultaneamente conceitos, procedimentos e atitudes. No entanto, o aluno não aprende da mesma forma todos esses conteúdos e não seria adequado que fossem abordados da mesma forma.




Postado em 17 de setembro de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais