Postagens

Manual de Lisboa 2009

Disponibilizo o Manual de Lisboa 2009 na noticia abaixo poderão saber mais sobre o documento. De modo resumido direi que apresenta "una compilación de las principales metodologías y propuestas de indicadores disponibles para la interpretación de los datos estadísticos disponibles y la construcción de indicadores referidos a la transición de Iberoamérica hacia la Sociedad de la Información". Leiam mais sobre o documento: La primera edición del Manual de Lisboa, que está dedicado al establecimiento de pautas para la interpretación de datos estadísticos y la transición de Iberoamérica hacia la Sociedad de la Información, data de 2006. Desde entonces, la temática no ha hecho más que cambiar en una dirección evolutiva. El mismo tránsito hacia la Sociedad del Conocimiento, reza la contratapa del Manual, "es un fenómeno que se define por el cambio". Y el cambio demanda revisiones, correcciones, actualizaciones. Tal es el nuevo propósito dispuesto para la edición 2009. A pa

Professores devem aproveitar tecnologia para prática pedagógica

Os professores devem abrir-se às novas tecnologias e introduzi-las nas suas práticas pedagógicas, para evitar um hiato entre a escola e os alunos, alertou Roberto Carneiro, ex-ministro da Educação de Portugal. Roberto Carneiro falava a propósito do Foro de Lisboa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Inovação na Educação, que se realizou em 18 e 19 de junho no Centro de Congressos da capital e no qual participará como moderador. "É preciso que os professores se abram às novas tecnologias, que não tenham medo delas e as introduzam plenamente nas suas práticas pedagógicas, para que não haja um hiato, como se verifica muitas vezes, entre uma escola analógica, do século XX, e os alunos do século XXI", sublinhou. O Professor da Universidade Católica Portuguesa considera que "as novas gerações são nativas da tecnologia, nascem já aptas a ela, não são emigrantes como os mais velhos e não têm grande dificuldade no acesso e uso das ferramentas tecnológicas".

As transformações oportunizadas pelo século XXI

Realizou em 18 e 19 de Junho de 2009 o Fórum de Lisboa sobre TIC e Inovação na Educação. No evento participou Riel Miller da Universidade de Helsínquia, Finlândia. Apresentamos um PowerPoint do pensador que resume as idéias do autor sobre "As transformações oportunizadas pelo século XXI para a sociedade" A apresentacao original foi adapatada por Joao Jose Saraiva da Fonseca Riel Miller View more documents from João josé saraiva da Fonseca . Postado em 27 de junho de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

O fim dos ambientes virtuais de aprendizagem

Primeiro tinhamos a escola. Depois a EAD possibilitou à educação sair da escola, mas terminámos por criar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que nada mais são do que tentativas de fechar a educação outra vez em escolas, desta vez virtuais. Será que a telefonia 3G vai por fim possibilitar desenvolver a ideia da aprendizagem aberta..., do "new learning", liberta da amarra do conceito de escola tradicional? Proponho que vejam dois vídeos abaixo sobre o desenvolvimento da telefonia 3G no Brasil. Só falta mudar a nossa cabeça. A tecnologia está aí. Outra questão? Não pensam que o futuro da EAD passa pela web 2.0 - web 3.0 e pelo celular? Será que a idéia da TV digital ser o novo paradigma da EAD no futuro ainda terá futuro? Postado em 27 de junho de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Indicacoes para professores autores e alerta sobre a importancia da comunicacao

Estrutura básica que poderá ajudar os autores de material didático. Em simultâneo uma reflexão sobre a importância da comunicação na educação a distância, e elaborada por Joao Jose Saraiva da Fonseca. Roteiro Modulo Autoria View more documents from João josé saraiva da Fonseca . Postado em 27 de junho de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca