Postagens

Avaliação docente

O processo de transformação da realidade educacional passa pela avaliação docente. Aqui vão alguns elementos para auto-reflexão, retirados do relatório: Estudo sobre a avaliação dos docentes do ensino superior: Desenvolvimento de instrumentos de avaliação de desempenho (para ler o documento completo clique aqui ) Avaliação docente Para iniciar a discussão dos problemas e das práticas de avaliação no Ensino Superior, Braskamp e Ory (1994) optaram por uma classificação pragmática envolvendo quatro categorias: * o ensino * a investigação e a actividade criativa * a prática e o serviço profissional * a cidadania e a participação cívica Relativamente ao ensino, importa que um bom ensino não seja apenas definido em termos de competências genéricas de ensino aplicáveis a qualquer tema ou disciplina. O ensino implica uma demonstração de uma pedagogia da substância (Shulman,1988), isto é, a capacidade não apenas de transmitir conhecimentos, mas também a de transformar e ampliar o conheciment

Bolonha: Agenda para a Excelência

Bolonha: Agenda para a Excelência Será que a reforma para o Ensino Superior proposta pelo Processo de Bolonha conduzirá às necessárias mudanças? Proponho que leiam um estudo solicitado pelo Ministério da Educação português sobre a modernização das estruturas de ensino superior ponderando, por um lado, novas sugestões de governo académico e, por outro, dinâmicas de territorialização das instituições, enquanto detentoras e produtoras de conhecimento. « Bolonha: Agenda para a Excelência » O texto é de outubro de 2004 mas penso que poderá levantar algumas questões interessantes sobre a questão de por onde ir (???) quando se fala em reforma da educação... Postado por: João José Saraiva da Fonseca

A PEDAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR E O INSUCESSO ESCOLAR

Continuando na procura de possíveis contribuições para a discussão sobre os propósitos e as estratégias para ensinar e aprender, será que a solução passa também pela transformação das propostas de ensino aprendizagem do ensino superior Proponho que leiam abaixo o texto abaixo de: João Vasconcelos Costa A PEDAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR E O INSUCESSO ESCOLAR João Vasconcelos Costa É bem sabido que há uma pedagogia própria do ensino superior, melhor dito até pedagogias, no plural, porque com algumas diferenças na pré e na pós-graduação e principalmente com o crescimento do ensino à distância e do "e-learning". Mais difícil é caracterizar a nossa situação em relação à prática pedagógica nas universidades. Nem eu nem ninguém está a assistir regularmente a aulas ou a ver como se fazem os exames. Mas já assisti a centenas de conferências e comunicações científicas, que dão uma ideia aproximada da capacidade pedagógica, assim como se dispõe da avaliação e das críticas dos estudantes.Os

Blended learning

Autores consagrados referem que o futuro da educação passa pelo: Blended learning Modalidade de formação que assenta no recurso ao e-learning e à formação presencial, que desempenham papéis complementares. O Blended Learning é a perfeita integração e combinação de diferentes tecnologias e metodologias de aprendizagem que vão de encontro às necessidades especificas das organizações e que cumprem os seus objectivos num todo. Entre estes diferentes métodos e tecnologias de aprendizagem incluem-se a auto-formação assíncrona, sessões síncronas pela Internet, os métodos tradicionais de aprendizagem presencial e outros meios convencionais de suporte à formação. Fonte: E-learning.iscte Postado por: João José Saraiva da Fonseca

O «eduquês» em Discurso Directo

O «eduquês» em Discurso Directo O «eduquês» em Discurso Directo - Uma crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista é uma obra de Nuno Crato editada em Portugal pela Gradiva em fevereiro de 2006 e de que apresentamos alguns extractos: clique aqui . Este texto é mais um contributo para o questionamento sobre o que está sendo considerado consensual na educação. Será que afinal estamos no bom caminho... Postado por: João José Saraiva da Fonseca