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Towards a Culture of Quality

Estava procurando alguns elementos sobre Educação a Distância e encontrei esses elementos que estou partilhando com vocês. Já agora uma pergunta a portal da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância está por atualizar desde o ano passado. O 6° SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância vai ser integrado ao ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância da UNIREDE que se passará??????? Towards a Culture of Quality PERSPECTIVES ON DISTANCE EDUCATION Towards a Culture of Quality Badri N. Koul and Asha Kanwar, Editors © Commonwealth of Learning, 2006ISBN: 1-894975-21-9 From Quality Assurance to a Culture of Quality in Open Distance Education: Case Studies and Inferences The title Towards a Culture of Quality indicates that this third publication on the theme of quality in the COL Perspectives on Distance Education series widens the discussion beyond external quality assurance processes to a more generic focus on a "culture of quality." It is

Alguns eventos na área das NTIC para 2008

Olá amigos para quem interesse divulgo alguns eventos que se realizam 2008 na área das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e não só... Conferência de Educação Corporativa 11 a 13/03/2008 - São Paulo http://iqpc.com.br/cgi-bin/templates/genevent.html?topic=232&event=12026& ; < http://iqpc.com.br/cgi-bin/templates/genevent.html?topic=232&event=12026& ;> 6º Seminário Nacional de Educação a Distância (6º SENAED) 06 a 08/04/2008 - Porto Alegre www.abed.org.br Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE) 27 a 30/04/2008 - Porto Alegre http://www.pucrs.br/eventos/endipe/index.php Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (3º CONAHPA) 18 a 22/05/2008 - São Paulo www.conapha.ufsc.br/ II Simpósio de Novas Competências em Tecnologias Digitais Interativas 17 a 18/06/2008 - Campinas http://beta.fae.unicamp.br/tvdi E-Learning Brasil 25 a 26/06/2008 - São Paulo www.elearningbrasil.com.br/ 14º Congresso Internacional de Educação a Distâ

Crianças, Adultos e a Pedagogia Experiencial

Crianças, Adultos e a Pedagogia Experiencial Texto de Nelson Trindade (Sociólogo Socio-Pedagogia membro do grupo Europeu EEE Não há formador, ninguém pode formar ninguém. Só existe auto-formação, pois ela “...passa-se na nossa “cabeça” e lá só nós é que controlamos...”. Quem é o professor ? É quem nos faz saber os conhecimentos. Quando a “maçã ensinou” ao Newton a gravidade, ela transformou-se num Professor ?? As crianças têm más notas em informática, mas em casa são uns experts em jogos e na Internet. Os adultos não aprendem nos cursos de formação profissional mas conseguem montar os moveis da IKEA. Os bebés passam todas as horas em que estão acordados a aprender “coisas”, depois não gostam de aprender. O que lhes fizemos ??? Os jovens não estão motivados para aprender ou para ir à escola, ou estão motivados para não aprender e para não ir à escola?? É um problema de motivação ou um problema de objectivo para a motivação ? O que aconteceu ? Mais uma contribuição para uma reflexão sobr

Avaliação docente

O processo de transformação da realidade educacional passa pela avaliação docente. Aqui vão alguns elementos para auto-reflexão, retirados do relatório: Estudo sobre a avaliação dos docentes do ensino superior: Desenvolvimento de instrumentos de avaliação de desempenho (para ler o documento completo clique aqui ) Avaliação docente Para iniciar a discussão dos problemas e das práticas de avaliação no Ensino Superior, Braskamp e Ory (1994) optaram por uma classificação pragmática envolvendo quatro categorias: * o ensino * a investigação e a actividade criativa * a prática e o serviço profissional * a cidadania e a participação cívica Relativamente ao ensino, importa que um bom ensino não seja apenas definido em termos de competências genéricas de ensino aplicáveis a qualquer tema ou disciplina. O ensino implica uma demonstração de uma pedagogia da substância (Shulman,1988), isto é, a capacidade não apenas de transmitir conhecimentos, mas também a de transformar e ampliar o conheciment

Bolonha: Agenda para a Excelência

Bolonha: Agenda para a Excelência Será que a reforma para o Ensino Superior proposta pelo Processo de Bolonha conduzirá às necessárias mudanças? Proponho que leiam um estudo solicitado pelo Ministério da Educação português sobre a modernização das estruturas de ensino superior ponderando, por um lado, novas sugestões de governo académico e, por outro, dinâmicas de territorialização das instituições, enquanto detentoras e produtoras de conhecimento. « Bolonha: Agenda para a Excelência » O texto é de outubro de 2004 mas penso que poderá levantar algumas questões interessantes sobre a questão de por onde ir (???) quando se fala em reforma da educação... Postado por: João José Saraiva da Fonseca