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Diploma sem sair de casa

A revista Veja.com tem disponivel no seu site em 24 de agosto de 2009 uma reportagem subordinada ao tema: "Diploma sem sair de casa". A revista refere na apresentação do artigo que: "Muita gente no Brasil torce o nariz para os cursos de graduação a distância – mas eles podem oferecer ensino de alto nível e atrair para a universidade quem hoje está de fora". Transcrevo aqui parte da reportagem, adaptada por Joao Jose Saraiva da Fonseca , para fins didáticos. Diploma sem sair de casa Os cursos de graduação a distância, aqueles que o aluno faz sem praticamente ir à universidade, estão no centro de uma polêmica. Enquanto proliferam no Brasil – de 40 000 matrículas, em 2002, já contam com 760 000 –, eles suscitam críticas variadas. Na última paralisação da USP, em junho, essa modalidade de ensino, que já se decidiu implantar ali, foi demonizada pelos grevistas. Eles diziam se tratar de uma graduação de "segunda categoria" que acabaria por manchar a reputação da

Desenho de Interfaces

No âmbito de estudo realizado sobre a temática, recolhi alguma informação sobre Desenho de Interfaces e elaborei a apresentacao abaixo. Espero que possa ser útil a alguém. Desenho De Interfaces Joao Jose Saraiva Da Fonseca View more presentations from João José Saraiva da Fonseca . Postado em 22 de agosto de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Critérios para escolher um curso a distância

O jornal dos Estados Unidos Examiner.com publicou em 21 de setembro um artigo que apresenta os critérios que os alunos norte-americanos devem seguir no momento de selecionarem um curso a distância. Alguns desses critérios estão bem distantes dos possíveis de encontrar na realidade da educação a distância no Brasil. Proponho que a leitura deste artigo possa servir de referencial para uma discussão sobre a temática: Disponíbilidade de informacoes aos alunos sobre os cursos a distancia. Certamente que essa discussão vai bem mais além do que falar do edital. Choosing a Distance Learning School Making a decision to pursue an academic path online is not an easy one, but once the decision is made, it is time to do some research into the options available. There are several approaches to making this choice, some better than others. Following are some steps that should make the process of choosing an online school easier. First, use online search engines to find information about the course of

Quo vadis EaD?

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Wilson Azevedo este presente no II Encontro Nacional de EaD da rede de Escolas de Governo e relatou na lista EADBR as palavras de Fred Litto numa palestra subordinada ao tema Quo vadis EaD? Das palavras do prof. Litto, Wilson Azevedo ressaltou: - a EaD se expandiu nos ultimos anos numa envolvente: alta complexidade de conhecimentos, necessidade de atualizacao constante, educacao para a toda a vida acontecendo cada vez mais em circulos informais, fora dos academicos, globalizada - as tendencias de momento em EaD envolvem: * centralidade no professor mudando para centralidade no aluno * adocao cada vez maior de meio virtual para material didatico * passagem do estilo "broadcast" para algo mais individualizado - ambientes personalizados * valorizacao dos resultados e nao tanto dos requisitos formais/burocraticos * mudanca da enfase em "armazenagem" de conhecimento para a colaboracao/compartilhamentos * expansao das universidades abertas, desafio para as ma

Educação a distância requer estudo sobre interação e mediação

Realizou-se em 19 de agosto de 2009 na UICAMP o Fórum Permanente de Inovação. Sobre o evento várias noticias foram publicadas. Publico o resumo do artigo sobre o evento publicado no Portal Planeta Universitário O avanço tecnológico permite o desenvolvimento da educação a distância, mas um dos desafios é o processo de mediação e interação que envolve o sistema de EAD. Um das questões a ser discutidas é a forma como a consciência profissional se dá num ambiente em que a mediação esteja fortemente marcada como o de EAD. É preciso ter consciência de que uma coisa é estudar a questão e descobrir formas de utilizar a EAD em função do ensino, e outra é pensar na criação de política educacional centrada neste sistema de ensino. Isto para não nos envolvermos em propostas que aparentemente são democráticas, mas podem criar um ‘buraco’ na formação dos professores do País. Os pesquisadores precisam dizer que papel querem assumir na decisão das questões relacionadas à EAD. “Ou deixamos para o liv