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Evolução do homem na visão de Michel Serres

Interessante reflexão sobre a postura do homem face ao planeta e a si próprio. Mensagem de otimismo sobre o futuro do homem veiculada por Michel Serres. Postado em 30 de agosto de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

EAD ainda não atrai portadores de necessidades especiais

Parace que mais uma vez o MEC terá de "obrigar" as instituições que fazem EAD para criarem as condições para a acesibilidade de portadores de necessidades especiais. Contudo o exemplo deverá partir da própria prática. Será que a UA Brasil e o E Tec estão respeitando os pressupostos que conduzem à inclusão? Apresento uma artigo da Universia onde se apresente o assunto. EAD ainda não atrai portadores de necessidades especiais educação a Distância (EAD) cresceu 200% nos últimos quatro anos, conforme dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação a Distância, entretanto, esta modalidade ainda não atende aos mais de 24,5 milhões de brasileiros portadores de algum tipo de deficiência – o que representa cerca de 14% da população do País. Segundo o censo da Educação Superior de 2007, o Brasil tem 300 mil alunos em cursos de graduação a distância, desde número apenas 137 são portadores de necessidades especiais. Os maiores beneficiados são os portadores de baixa visão, que repres

O que é Planejamento Participativo?

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Descubra o poder do Planejamento Participativo Você sabe o que é planejamento participativo? Já ouviu falar sobre a importância da participação das pessoas no processo de planejamento? O Planejamento Participativo é um processo poderoso de tomada de decisões e comunicação que visa transformar a realidade de uma maneira controlada e sustentável. Com a participação de várias pessoas, esse método abre um leque maior de opções, amplia a capacidade de ação, complementa especialidades e até mesmo diminui custos, permitindo um trabalho com mais qualidade. Ao definir objetivos explícitos e orientar as organizações para tomar decisões e implementar ações correspondentes, o Planejamento Participativo facilita a identificação de diferentes formas de atingi-los. Isso permite que os envolvidos se comprometam a atuar conforme às decisões tomadas. Mas como funciona o Planejamento Participativo? Cada alternativa representa um caminho possível para chegar à situação desejada, e implica outra maneira de

Web Currículo: integração das TICs ao currículo

A EducaRede publicou uma reportagem sobre Web Currículo. Transcrevo a reportagem que inclui alguns links interessantes sobre a temática. Web Currículo: integração das TICs ao currículo Como integrar efetivamente as tecnologias de informação e comunicação (TICs) ao currículo escolar? Basta introduzir o computador na escola e/ou disponibilizar materiais didáticos na Internet? Com certeza, não. O tema é muito mais complexo e, para discuti-lo, pesquisadores da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) conceberam o termo "Web Currículo". A proposta tem como objetivo “entender que currículo é esse que se desenvolve por meio das tecnologias e que é estruturado por elas”, explica a professora da PUC-SP Maria Elizabeth de Almeida. “Quando a tecnologia é um instrumento de mediatização, ela é estruturante do currículo, ela não é neutra, porque ela não é apenas um suporte, é linguagem. E mais, para a tecnologia digital convergem diferentes linguagens

Uso pedagógico do E-mail

  Depois da postagem sobre o uso pedagógico do celular, apresento este trabalho sobre o "Uso pedagógico do E-mail" Lembra como eram as comunicações escritas antigamente? Há uma década atrás, quando eu participava da formação de um grupo de professores para o uso pedagógico dos computadores e da Internet e perguntava à turma “quem tem e-mail?”, de cada 100 professores apenas uns cinco levantavam a mão e, então, quando eu perguntava, quem se lembra do seu e-mail, raramente um desses cinco levantava a mão. Felizmente os tempos mudam e agora para cada 100 professores, pelo menos 80 têm e-mail e cerca de 50 sabe dizê-lo de memória. Mas, afinal, para que usamos o e-mail? Será que exploramos o potencial “pedagógico” que ele nos oferece? O e-mail, ou correio eletrônico (“eletronic mail”), originou-se no início da década de 60 e visava permitir uma troca rápida de informações em sistemas de computadores interligados. Grande parte do potencial que se percebeu logo de início com a inter