Web Currículo: integração das TICs ao currículo
A EducaRede publicou uma reportagem sobre Web Currículo.
Transcrevo a reportagem que inclui alguns links interessantes sobre a temática.
Web Currículo: integração das TICs ao currículo
Como integrar efetivamente as tecnologias de informação e comunicação (TICs) ao currículo escolar? Basta introduzir o computador na escola e/ou disponibilizar materiais didáticos na Internet? Com certeza, não. O tema é muito mais complexo e, para discuti-lo, pesquisadores da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) conceberam o termo "Web Currículo".
A proposta tem como objetivo “entender que currículo é esse que se desenvolve por meio das tecnologias e que é estruturado por elas”, explica a professora da PUC-SP Maria Elizabeth de Almeida. “Quando a tecnologia é um instrumento de mediatização, ela é estruturante do currículo, ela não é neutra, porque ela não é apenas um suporte, é linguagem. E mais, para a tecnologia digital convergem diferentes linguagens”, completa a professora.
Em entrevista ao EducaRede, a professora Elizabeth, fala mais sobre essa necessidade de discutir a incorporação das TICs ao currículo.
Oiça a entrevista aqui.
Para aprofundar a questão, consulte também a última edição da revista E-Curriculum (junho de 2009), publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP, que disponibiliza os trabalhos apresentados no I Seminário Web Currículo PUC-SP: A Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação ao Currículo, ocorrido em setembro de 2008. Entre os temas apresentados nos trabalhos estão: avaliação em ambientes digitais; uso de laptops em sala de aula; elaboração de roteiros para criação de softwares feitos por alunos de Ensino Médio; formação de professores e alunos utilizando-se de mapas conceituais; uso do blog e aplicação da Web 2.0 na educação.
Os pesquisadores do Web Currículo também mantêm um blog.
Postado em 28 de agosto de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca
Transcrevo a reportagem que inclui alguns links interessantes sobre a temática.
Web Currículo: integração das TICs ao currículo
Como integrar efetivamente as tecnologias de informação e comunicação (TICs) ao currículo escolar? Basta introduzir o computador na escola e/ou disponibilizar materiais didáticos na Internet? Com certeza, não. O tema é muito mais complexo e, para discuti-lo, pesquisadores da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) conceberam o termo "Web Currículo".
A proposta tem como objetivo “entender que currículo é esse que se desenvolve por meio das tecnologias e que é estruturado por elas”, explica a professora da PUC-SP Maria Elizabeth de Almeida. “Quando a tecnologia é um instrumento de mediatização, ela é estruturante do currículo, ela não é neutra, porque ela não é apenas um suporte, é linguagem. E mais, para a tecnologia digital convergem diferentes linguagens”, completa a professora.
Em entrevista ao EducaRede, a professora Elizabeth, fala mais sobre essa necessidade de discutir a incorporação das TICs ao currículo.
Oiça a entrevista aqui.
Para aprofundar a questão, consulte também a última edição da revista E-Curriculum (junho de 2009), publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP, que disponibiliza os trabalhos apresentados no I Seminário Web Currículo PUC-SP: A Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação ao Currículo, ocorrido em setembro de 2008. Entre os temas apresentados nos trabalhos estão: avaliação em ambientes digitais; uso de laptops em sala de aula; elaboração de roteiros para criação de softwares feitos por alunos de Ensino Médio; formação de professores e alunos utilizando-se de mapas conceituais; uso do blog e aplicação da Web 2.0 na educação.
Os pesquisadores do Web Currículo também mantêm um blog.
Postado em 28 de agosto de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca
Comentários