Dimensoes para a adocao de uma estratégia de inclusao digital
O Bangladesh esta iniciando um projeto de inclusao digital. Apresento aqui as oitos linhas principis que vão orientar o projeto, numa versão traduzida pelo Google e na versão original publicada no jornal The Independent
De acordo com o jornal as oito dimensões representam áreas que exigem atenção no início do processo de desenvolvimento e são revisitadas ao longo do ciclo de vida do projeto como parte de uma estratégia de melhoria contínua.
+ Preocupações institucionais as questões administrativas, as considerações acadêmicas, serviços estudantis, filosofias, objetivos, missão e objectivos
+ Pedagógico se refere às abordagens de ensino, estratégias e metodologias associadas com o ensino e aprendizagem
+ Tecnológico endereços de infra-estrutura de TIC, segurança, política de TI, padrões de interoperabilidade, etc
+ Design de interface examina os factores humanos, a relevância de instrução, bem como marcar a coerência e adequação
+ A avaliação envolve a avaliação, avaliação de desempenho, comportamentos, transferência de conhecimento, etc
+ Gestão refere-se a manutenção (manutenção, reparação de avarias, help desk, licenças, atualizações, etc), o ambiente de aprendizagem
+ Apoio de Recursos implica assegurar todas as funções necessárias para projetar, desenvolver, implementar, avaliar e manter o ambiente de aprendizagem
+ Ética inclui a determinação de códigos de conduta, regras, políticas e procedimentos para o funcionamento do ambiente de aprendizagem
Versao original em inglês
· Institutional concerns administrative issues, academic considerations, student services, philosophies, goals, mission, and objectives
· Pedagogical refers to instructional approaches, strategies, and methodologies associated with teaching and learning
· Technological addresses ICT infrastructure, security, IT policy, interoperability standards, etc.
· Interface design examines human factors, instructional relevance, as well as branding consistency and appropriateness
· Evaluation involves assessment, evaluation, performance, behaviours, knowledge transfer, etc.
· Management relates to maintaining (servicing, trouble-shooting, help desk support, licensing, updates, etc.) the learning environment
· Resource Support entails securing all the roles necessary to successfully design, develop, implement, evaluate, and maintain the learning environment
· Ethics includes determining codes of conduct, rules, policies, and procedures for operating the learning environment
Postado 26 de agosto de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca
De acordo com o jornal as oito dimensões representam áreas que exigem atenção no início do processo de desenvolvimento e são revisitadas ao longo do ciclo de vida do projeto como parte de uma estratégia de melhoria contínua.
+ Preocupações institucionais as questões administrativas, as considerações acadêmicas, serviços estudantis, filosofias, objetivos, missão e objectivos
+ Pedagógico se refere às abordagens de ensino, estratégias e metodologias associadas com o ensino e aprendizagem
+ Tecnológico endereços de infra-estrutura de TIC, segurança, política de TI, padrões de interoperabilidade, etc
+ Design de interface examina os factores humanos, a relevância de instrução, bem como marcar a coerência e adequação
+ A avaliação envolve a avaliação, avaliação de desempenho, comportamentos, transferência de conhecimento, etc
+ Gestão refere-se a manutenção (manutenção, reparação de avarias, help desk, licenças, atualizações, etc), o ambiente de aprendizagem
+ Apoio de Recursos implica assegurar todas as funções necessárias para projetar, desenvolver, implementar, avaliar e manter o ambiente de aprendizagem
+ Ética inclui a determinação de códigos de conduta, regras, políticas e procedimentos para o funcionamento do ambiente de aprendizagem
Versao original em inglês
· Institutional concerns administrative issues, academic considerations, student services, philosophies, goals, mission, and objectives
· Pedagogical refers to instructional approaches, strategies, and methodologies associated with teaching and learning
· Technological addresses ICT infrastructure, security, IT policy, interoperability standards, etc.
· Interface design examines human factors, instructional relevance, as well as branding consistency and appropriateness
· Evaluation involves assessment, evaluation, performance, behaviours, knowledge transfer, etc.
· Management relates to maintaining (servicing, trouble-shooting, help desk support, licensing, updates, etc.) the learning environment
· Resource Support entails securing all the roles necessary to successfully design, develop, implement, evaluate, and maintain the learning environment
· Ethics includes determining codes of conduct, rules, policies, and procedures for operating the learning environment
Postado 26 de agosto de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca
Comentários