Dimensoes para a adocao de uma estratégia de inclusao digital

O Bangladesh esta iniciando um projeto de inclusao digital. Apresento aqui as oitos linhas principis que vão orientar o projeto, numa versão traduzida pelo Google e na versão original publicada no jornal The Independent

De acordo com o jornal as oito dimensões representam áreas que exigem atenção no início do processo de desenvolvimento e são revisitadas ao longo do ciclo de vida do projeto como parte de uma estratégia de melhoria contínua.
+ Preocupações institucionais as questões administrativas, as considerações acadêmicas, serviços estudantis, filosofias, objetivos, missão e objectivos
+ Pedagógico se refere às abordagens de ensino, estratégias e metodologias associadas com o ensino e aprendizagem
+ Tecnológico endereços de infra-estrutura de TIC, segurança, política de TI, padrões de interoperabilidade, etc
+ Design de interface examina os factores humanos, a relevância de instrução, bem como marcar a coerência e adequação
+ A avaliação envolve a avaliação, avaliação de desempenho, comportamentos, transferência de conhecimento, etc
+ Gestão refere-se a manutenção (manutenção, reparação de avarias, help desk, licenças, atualizações, etc), o ambiente de aprendizagem
+ Apoio de Recursos implica assegurar todas as funções necessárias para projetar, desenvolver, implementar, avaliar e manter o ambiente de aprendizagem
+ Ética inclui a determinação de códigos de conduta, regras, políticas e procedimentos para o funcionamento do ambiente de aprendizagem


Versao original em inglês

· Institutional concerns administrative issues, academic considerations, student services, philosophies, goals, mission, and objectives
· Pedagogical refers to instructional approaches, strategies, and methodologies associated with teaching and learning
· Technological addresses ICT infrastructure, security, IT policy, interoperability standards, etc.
· Interface design examines human factors, instructional relevance, as well as branding consistency and appropriateness
· Evaluation involves assessment, evaluation, performance, behaviours, knowledge transfer, etc.
· Management relates to maintaining (servicing, trouble-shooting, help desk support, licensing, updates, etc.) the learning environment
· Resource Support entails securing all the roles necessary to successfully design, develop, implement, evaluate, and maintain the learning environment
· Ethics includes determining codes of conduct, rules, policies, and procedures for operating the learning environment

Postado 26 de agosto de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais