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Direitos civis nas redes digitais

De acordo com o posicionamento oficial da 1ª Conferência Nacional de Comunicação em relação aos direitos dos cidadãos nas redes digitais, constituem direitos dos cidadãos: 1. O direito ao acesso à internet sem distinção de renda, classe, credo, raça, cor, orientação sexual, sem discriminação física ou cultural; 2. O direito à acessibilidade plena, independente das dificuldades físicas ou cognitivas que possam ter; 3. O direito de abrir suas redes e compartilhar o sinal de internet, com ou sem fio; 4. O direito à comunicação não-vigiada. Postado em 19 de dezembro de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Educar para fabricar ciudadanos

A Redes 49: Educar para fabricar ciudadanos Posted using ShareThis levo a cabo um debate para debater: ¿Hacia dónde ha de evolucionar nuestro sistema educativo para formar a ciudadanos capaces de afrontar los retos de este siglo? Tanto la ciencia como la tradición contemplativa budista tienen mucho que decir al respecto. ¿Por qué no unirlas para que se enriquezcan mutuamente y aporten soluciones? Postado em 18 de dezembro de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Uma pratica em construção que se chama avaliação

Esta apresentação em power point elaborada por Sonia Maria Henrique Pereira da Fonseca, propõe uma reflexão sobre como avaliar. avaliacao View more presentations from João José Saraiva da Fonseca . Postado em 18 de dezembro de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Potencial pedagógico de las wikis

Continuando o trabalho de aprofundamento da reflexão sobre as oportunidades pedagógicas oferecidas pelas novas tecnologias da informação e comunicação, disponibilizo um trecho do trabalho: "Wikis e innovación docente: Wikis and Teaching Innovation" de Guzmán Mancho Barés, María Dolores Porto Requejo e Carmen Valero Garcés. Potencial pedagógico de las wikis Entre las ventajas que normalmente se mencionan del uso de las wikis en la docencia destacamos las siguientes: · Facilidad de uso : ni profesores ni alumnos necesitan programas, aplicaciones o equipos especiales para acceder y editar una wiki. Basta con un ordenador con acceso a Internet y un navegador. Ahora bien, esta característica es más importante de lo que parece, ya que, a pesar de que muchos de los nuevos estudiantes universitarios son “nativos digitales”, lo cierto es que en ocasiones sus conocimientos se reducen a las herramientas que utilizan más habitualmente y cualquier sistema de participación más complejo nec

Synthesis of the Characteristics of New Millennium Learners

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Apresento um quadro resumo das características dos aprendentes no novo milénio incluído na publicação: "“Learning 2.0 – the Impact of Web 2.0 Innovations on Education and Training in Europe”, publicado em 2009 pelo Institute for Prospective Technological Studies (IPTS) em colaboração com a European Commission Directorate General Education and Culture (DG EAC). Postado em 17 de dezembro de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca