Postagens

Conferência Nacional de Educação Básica

Tema central e cinco eixos prioritários na discussão da Conferência Nacional de Educação Básica Tema central Construção do Sistema Nacional Articulado de Educação O primeiro eixo I – Os Desafios da Construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação * O PDE e as Ações Articuladas * A Contribuição da Educação a Distância no Fortalecimento dos Sistemas de Ensino * O PNE na perspectiva dos Planos Estaduais e Municipais de Educação * Sistema Nacional de Avaliação * Educação Para Todos ao Longo da Vida * Função Social da Escola * O Setor Privado da Educação na Construção do Sistema Nacional O segundo eixo II – Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação * O Papel das TICs na Educação e a Inclusão Digital * Transversalidade da Educação Especial na Educação Básica * Gestão Democrática das Escolas e dos Sistemas de Ensino: relação entre sujeitos e as instâncias de participação * As Tecnologias e Conteúdos Multimidiáticos na Educação Básica* Educação Infantil em Novas perspecti

Copyleft - Manual de Uso

Livro gratuito sobre a produção, acesso e divulgação livre de conteúdos técnicos e culturais, incluindo textos, conteúdos audiovisuais, software, música, arte, bem como a política e legislação associadas ao Copyleft enquanto esta perspectiva crescente de produção e divulgação de informação. Leia o resumo abaixo e descarregue livremente o livro "Copyleft - Manual de Uso" clicando aqui Resumo: Hace ya algún tiempo, el término copyleft saltaba los márgenes del código informático y se instalaba en todos los ámbitos de la producción intelectual. Todavía relativamente desconocido, torpemente pronunciado por los no iniciados, el copyleft se ha convertido sin embargo en la bandera de un movimiento cultural y político que reúne a toda clase de creadores y trabajadores intelectuales: músicos, escritores, programadores, artistas, editores, juristas, mediactivistas y un larguísimo etcétera que amenaza con instalarse en cada rincón de la sociedad. El término proviene de un ingenioso juego
Elementos que contribuiem para a evasão em educação a distância - modelo de educação a distância sem tutoria (e-learning) - 90% de evasão - modelo de educação a distância com tutoria passiva ou seja em que o tutor pouco interage com o aluno - cerca de 60 a 80% de evasão. - modelo de educação a distância que congrega aulas telepresenciais, tutoria ativa e aprendizado colaborativo - 5% de evasão Fonte: Dados revelados por Renato Sabbatini Comentário: Renato Sabbatini trabalha utilizando o último modelo, o que poderá induzir que pode mesmo que implicitamente estar puxando a brasa para a sardinha dele, mas mesmo que isso seja verdade, o importante é refletirmos sobre o papel da tutoria ativa no ensino e aprendizagem a distância. Postado por: João José Saraiva da Fonseca

Wikipedia, and the myth of Web 2.0 democracy

A propósito da Wikipedia estou postando um artigo que encontrei no site do MSN - Slate The Wisdom of the Chaperones Digg, Wikipedia, and the myth of Web 2.0 democracy. By Chris Wilson Posted Friday, Feb. 22, 2008, at 6:11 PM ET It's getting harder to be a Wikipedia-hater. The user-generated and -edited online encyclopedia—which doesn't even require contributors to register—somehow holds its own against the Encyclopedia Britannica in accuracy, a Nature study concluded, and has many times more entries. But even though people are catching up to the idea that Wikipedia is a force for good, there are still huge misconceptions about what makes the encyclopedia tick. While Wikipedia does show the creative potential of online communities, it's a mistake to assume the site owes its success to the wisdom of the online crowd. Social-media sites like Wikipedia and Digg are celebrated as shining examples of Web democracy, places built by millions of Web users who all act as writers,

Knowledge Series

Knowledge Series Uma série de publicação da COL disponíveis abaixo. The Knowledge Series is a topical, start-up guide to distance education practice and delivery. New titles are published each year. THE SERIES IS AVAILABLE through the links below in up to three formats: HTML web pages, downloadable Acrobat PDF files, and eBook PDB files. This series is aimed at education professionals relatively new to distance education, with content just detailed enough for introductory use by and for trainers - whether educational, vocational or corporate. The expert-authored, ongoing series is a succinct, topic-by-topic overview of distance education theory and practice. With a reader-friendly approach, Knowledge Series titles are limited to six pages each, with print versions presented in a foldout format. Each title includes a bibliography and a further reading list. In addition to being available on this web site, single copies of Knowledge Series titles are available at no charge, with the prov