Conferência Nacional de Educação Básica
Tema central e cinco eixos prioritários na discussão da Conferência Nacional de Educação Básica
Tema central
Construção do Sistema Nacional Articulado de Educação
O primeiro eixo
I – Os Desafios da Construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação
* O PDE e as Ações Articuladas * A Contribuição da Educação a Distância no Fortalecimento dos Sistemas de Ensino * O PNE na perspectiva dos Planos Estaduais e Municipais de Educação * Sistema Nacional de Avaliação * Educação Para Todos ao Longo da Vida * Função Social da Escola * O Setor Privado da Educação na Construção do Sistema Nacional
O segundo eixo
II – Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação
* O Papel das TICs na Educação e a Inclusão Digital * Transversalidade da Educação Especial na Educação Básica * Gestão Democrática das Escolas e dos Sistemas de Ensino: relação entre sujeitos e as instâncias de participação * As Tecnologias e Conteúdos Multimidiáticos na Educação Básica* Educação Infantil em Novas perspectivas * Ensino Médio Integrado e Educação Profissional * Ensino Fundamental de Nove Anos * Educação de Jovens e Adultos * Currículo, Tempo e Espaço * Leitura – promoção e formação de mediadores
O terceiro eixo
III – Construção do Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino, tendo como um dos instrumentos o Financiamento da Educação
* Gestão e Financiamento de Políticas Educacionais num Regime de Colaboração * FUNDEB e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino * Transferência de Recursos: Gestão e Compromisso * A Vinculação dos Recursos e a Manutenção e Desenvolvimento da Educação
O quarto eixo
IV – Inclusão e Diversidade na Educação Básica
* Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável * Contextualização Curricular a partir da Diversidade Regional * Educação Indígena * Educação e Afrodescendência * Educação no Campo * Educação de Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades Super Dotadas * Ampliação do Tempo Escolar * Educação e Diversidade Sexual * Construção da Cultura da Paz no contexto da Escola
O quinto eixo
V – Formação e Valorização Profissional
* Formação Inicial e Continuada de Professores * Avaliação Docente como Instrumento de Valorização * Funcionários de Escola: Formação e Identidade Profissional * Valorização: Piso Salarial Profissional e Desenvolvimento na Carreira * Educação a Distância e Formação de Professores
Para ler o arquivo na íntegra clique aqui.
Postado por: João José Saraiva da Fonseca
Tema central
Construção do Sistema Nacional Articulado de Educação
O primeiro eixo
I – Os Desafios da Construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação
* O PDE e as Ações Articuladas * A Contribuição da Educação a Distância no Fortalecimento dos Sistemas de Ensino * O PNE na perspectiva dos Planos Estaduais e Municipais de Educação * Sistema Nacional de Avaliação * Educação Para Todos ao Longo da Vida * Função Social da Escola * O Setor Privado da Educação na Construção do Sistema Nacional
O segundo eixo
II – Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação
* O Papel das TICs na Educação e a Inclusão Digital * Transversalidade da Educação Especial na Educação Básica * Gestão Democrática das Escolas e dos Sistemas de Ensino: relação entre sujeitos e as instâncias de participação * As Tecnologias e Conteúdos Multimidiáticos na Educação Básica* Educação Infantil em Novas perspectivas * Ensino Médio Integrado e Educação Profissional * Ensino Fundamental de Nove Anos * Educação de Jovens e Adultos * Currículo, Tempo e Espaço * Leitura – promoção e formação de mediadores
O terceiro eixo
III – Construção do Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino, tendo como um dos instrumentos o Financiamento da Educação
* Gestão e Financiamento de Políticas Educacionais num Regime de Colaboração * FUNDEB e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino * Transferência de Recursos: Gestão e Compromisso * A Vinculação dos Recursos e a Manutenção e Desenvolvimento da Educação
O quarto eixo
IV – Inclusão e Diversidade na Educação Básica
* Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável * Contextualização Curricular a partir da Diversidade Regional * Educação Indígena * Educação e Afrodescendência * Educação no Campo * Educação de Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades Super Dotadas * Ampliação do Tempo Escolar * Educação e Diversidade Sexual * Construção da Cultura da Paz no contexto da Escola
O quinto eixo
V – Formação e Valorização Profissional
* Formação Inicial e Continuada de Professores * Avaliação Docente como Instrumento de Valorização * Funcionários de Escola: Formação e Identidade Profissional * Valorização: Piso Salarial Profissional e Desenvolvimento na Carreira * Educação a Distância e Formação de Professores
Para ler o arquivo na íntegra clique aqui.
Postado por: João José Saraiva da Fonseca
Comentários