Elementos que contribuiem para a evasão em educação a distância

- modelo de educação a distância sem tutoria (e-learning) - 90% de evasão

- modelo de educação a distância com tutoria passiva ou seja em que o tutor pouco interage com o aluno - cerca de 60 a 80% de evasão.

- modelo de educação a distância que congrega aulas telepresenciais, tutoria ativa e aprendizado colaborativo - 5% de evasão

Fonte: Dados revelados por Renato Sabbatini

Comentário: Renato Sabbatini trabalha utilizando o último modelo, o que poderá induzir que pode mesmo que implicitamente estar puxando a brasa para a sardinha dele, mas mesmo que isso seja verdade, o importante é refletirmos sobre o papel da tutoria ativa no ensino e aprendizagem a distância.

Postado por: João José Saraiva da Fonseca

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais