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O mundo é aberto e partilhar é preciso

A propósito do conceito de "aberto" no mundo da educação foi publicado no portal norte americano Insidehighered.com em 25 de agosto de 2009, uma entrevista com um especialista local Curtis J. Bonk, professor of instructional systems technology at Indiana University. Transcrevo os momentos que considero mais importantes da entrevista, considerando o mote: O conceito de "aberto". O texto original foi relido de acordo com o olhar de Joao Jose Saraiva da Fonseca Destaco algumas ideias chave: "The main words with this openness are opportunities, choice, flexibility, empowerment, and, ultimately, freedom to learn". "For educators, a key change is sharing" "There is [nas IES] a shift in thinking from how much can we make to how much can we share". Proponho que leiam a entrevista na integra: Q: How do you define "open" with regard to educational movements? Free? Open to all? Should it also include the ability to earn credit? A: When I

A Comunicação na Educação: Comunicação audiovisual

Daniela Melaré Vieira Barros, publicou o livro: "GUIA DIDÁTICO SOBRE AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: Para o trabalho educativo na formação docente" Proponho um resumo elaborado por João José Saraiva da Fonseca do primeiro capítulo designado: "Comunicação humana" O processo de comunicação humana Linguagem humana é um sistema simbólico. O homem é o único animal capaz de criar símbolos. A linguagem é uma construção da razão e só pode existir onde há racionalidade. • Não existe comunicação por si mesma separada da vida em sociedade. Sociedade e comunicação são uma coisa só. • A comunicação foi o canal pelo qual os padrões de vida da cultura foram transmitidos, pelo qual o homem aprendeu a ser “membro” de sua sociedade. Aspectos essenciais a serem considerados na comunicação Fatores biológicos, psicológicos, sociológicos e econômicos, que podem facilitar ou, ao contrário, dificultar o processo da comunicação. PARA QUE SERVE A COMUNICAÇÃO? Serve para que as

Justiça manda Anhanguera suspender cursos à distância

Depois da UNITINS que de debate morimbunda na justiça para reaver seu credenciamento, a Anhanguera surge falada nos jornais a respeito da qualidade dos seus cursos na modalidade de EAD. Parece que o MEC tem razão sobre a necessidade de supervisão. Justiça manda Anhanguera suspender cursos à distância Após ação civil movida pelo Ministério Público Federal, a 15ª Vara da Justiça Federal de São Paulo concedeu liminar obrigando a Anhanguera Educacional S/A cursos a distância que estariam supostamente irregulares. Além disso, terá que veicular contrapropaganda sobre a modalidade de ensino utilizada, segundo reportagem publicada pelo jornal o Estado de São Paulo. Por meio de nota a Anhanguera informou que vai recorrer da decisão, que a liminar "ocorreu sem que a instituição tivesse oportunidade de se manifestar" e que a Uniderp está "devidamente credenciada pelo MEC". Já o MPF alegou na ação que cursos a distância estariam sem autorização no Ministério da Educação. "

A mensagem de intervenção nas músicas de Michael Jackson

Quando se fala em Michael Jackson normalmente se refere apenas a música. Realço a importância das letras das suas músicas. A mensagem que elas elas deixam é importante. Apresento como exemplos: Black Or White e Cry. Outras porém merecem reflexão pelo poder de intervenção que apresentam, ainda que por vezes de forma subliminar. O mesmo se pode dizer dos videoclips que se transformam em poderosas mensagens de fomento à transformação da realidade. Black Or White Michael Jackson I took my baby on a Saturday bang Boy is that girl with you Yes we're one and the same Now I believe in miracles And a miracle has happened tonight But, if you're thinkin' about my baby It don't matter if you're black or white They print my message in the Saturday Sun I had to tell them I ain't second to none And I told about equality and it's true Either you're wrong or you're right But, if you're thinkin' about my baby It don't matter if you're black or white I

Comunidades falsificadas

JESÚS MARTÍN-BARBERO (*) deu uma entrevista ao Jornal Folha de São Paulo no dia 23 de agosto de 2009, na qual faz algumas afirmações que transcrevo abaixo: Quais as incertezas (os medos) do mundo moderno? A sociedade [atual] vive uma espécie de volta ao medo dos pré-modernos, que era o medo da natureza, da insegurança, de uma tormenta, um terremoto. Hoje natureza voltou a ser um problema hoje. Agora sob a forma da ecologia: o que vai acontecer com o planeta, o nível do mar vai subir? Depois vem [o medo da] violência urbana, a insegurança urbana. Como terceira insegurança aparece a vida laboral. Do mundo do trabalho, que foi a grande instituição moderna que deu segurança às pessoas, que se configurou como um mundo de produção do sentido da vida, vamos para um mundo em que o sistema necessita cada vez menos de mão de obra. O que significa social aí? Há diferenças entre o que foi a comunidade pré-moderna e o que foi o conceito de sociedade moderna. A comunidade pré-moderna era orgânica, h