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Pluralidade Cultural

O Portal Educarede publicou um artigo interessante sobre Pluralidade Cultural. Apresento aqui um resumo que revela o meu entedimento a partir da leitura realizada. Discutir o tema pluralidade cultural significa destacar o por quê de nós, humanos, embora sejamos uma única espécie biológica, desenvolvemos modos de vida tão diferentes e conflitantes? A pluralidade cultural indica um acúmulo das experiências e das conquistas humanas que é patrimônio de todos nós. No entanto, nem todas as diferenças são positivas. Quando elas se transformam em desigualdades precisam ser encaradas criticamente. A rigor, a desigualdade no acesso aos meios para organizar a própria vida compromete a plena existência da pluralidade cultural. Assim, a autêntica afirmação da pluralidade cultural é inseparável das lutas pela extensão dos direitos humanos a todos e pela construção de relações cidadãs e democráticas. A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito à dignidade humana.

Congresso das comunicaoes 2009

Está a deccorer em Lisboa o Congresso das comunicaoes 2009 Trago aqui algumas ideias que recolhi da pesquisa que efetuei no portal do evento. John Kao "O mundo está a mudar. Já não há uma ligação linear entre tamanho e liderança na inovação". "A geografia da inovação está a mudar, deixando de estar limitada aos países mais desenvolvidos" A tecnologia aliada à inovação social e ao bem-estar é um caminho de futuro. Apesar de poder encontrar dificuldades, não tem volta atrás. Roberto Carneiro O conceito de aprendizagem está a ser totalmente repensado com base num modelo diferente, dando origem a um novo tipo de aprendizagem possível a todas as idades, em todos os lugares e durante períodos de tempo indefinidos. Se o conhecimento é, consensualmente, o motor actual das economias o seu combustível é a aprendizagem. Por isso, a aprendizagem ao longo da vida surge como desafio maior do novo século tanto na vertente das pessoas como na das organizações (organizações aprende

Alunos avaliam os cursos de graduação que frequentam

Um estudo realizado em parceria pelo R7 e a ABE-EAD (Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância) entre 15 mil alunos de 59 instituições de ensino superior, revela que 86% das faculdades estão dentro ou acima da média (com nota 3 ou maior), 12% tiveram nota 2 (considerada regular) e apenas uma ficou na pior classificação. Cerca de Cerca de 30% dos cursos avaliados receberam notas 4 e 5, em uma escala que vai de 1 a 5. Na pesquisa, os estudantes avaliaram a qualidade do material didático, dos professores e tutores, do atendimento, das provas, dos pormenores financeiros (preço e sistema de pagamento) e dos pólos de apoio presencial. Proponho que consultem a lista completa da avaliação das instituições . Fonte: R7 Postado por Joao Jose Saraiva da Fonseca em 17 de novembro de 2009

Apresentações de Power Point animadas atrapalham aprendizado

Stephen Mahar e seus colegas da Universidade da Carolina do Norte (EUA) estudaram as apresentações feitas com o programa Microsoft PowerPoint. "Segundo o estudo os professores usam essa opção regularmente por acreditarem que ela melhora o processo de aprendizado dos estudantes ao permitir a introdução gradual de conceitos'. Contudo no caso do ensino de conceitos novos, "não foi isso o que os pesquisadores verificaram. Segundo a pesquisa, as aulas e palestras acompanhadas de apresentações animadas de fato impactam negativamente no aprendizado dos estudantes". Os alunos que viram a apresentação sem animação sairam-se muito melhor nos testes do que os que assistiram a aula que utilizou a apresentação animada. Os estudantes foram capazes de se lembrar muito melhor do conteúdo dos gráficos estáticos. O uso de slides animados para apresentar o conteúdo da aula incrementalmente de fato exige uma concentração muito maior, o que torna difícil lembrar seu conteúdo. O efeito é

Alteracao a LDB penaliza educacao a distancia

João Roberto Alves alertou o Grupo de EADBR, para o fato de a LEI Nº 12.056, DE 13 DE OUTUBRO DE 2009, que altera a LDB, acrescentando parágrafos ao art. 62, deixar " "de forma expressa a preferencia da educação presencial nos processos de formação de docentes, contrariando a própria LDB que afirma serem iguais os direitos nas modalidades. Apesar de falar que poderá usar as tecnologias de EAD (o que é óbvio) nos programas de educação continuada, o mais relevante é o que consta no final do texto (a preferencia pela presencial na formação inicial)'. Transcreve-se a nova Lei LEI Nº 12.056, DE 13 DE OUTUBRO DE 2009. Acrescenta parágrafos ao art. 62 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º O art. 62 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece diretrizes e bases da educação nacional, pas