Apresentações de Power Point animadas atrapalham aprendizado

Stephen Mahar e seus colegas da Universidade da Carolina do Norte (EUA) estudaram as apresentações feitas com o programa Microsoft PowerPoint.

"Segundo o estudo os professores usam essa opção regularmente por acreditarem que ela melhora o processo de aprendizado dos estudantes ao permitir a introdução gradual de conceitos'.

Contudo no caso do ensino de conceitos novos, "não foi isso o que os pesquisadores verificaram. Segundo a pesquisa, as aulas e palestras acompanhadas de apresentações animadas de fato impactam negativamente no aprendizado dos estudantes". Os alunos que viram a apresentação sem animação sairam-se muito melhor nos testes do que os que assistiram a aula que utilizou a apresentação animada. Os estudantes foram capazes de se lembrar muito melhor do conteúdo dos gráficos estáticos.

O uso de slides animados para apresentar o conteúdo da aula incrementalmente de fato exige uma concentração muito maior, o que torna difícil lembrar seu conteúdo. O efeito é o mesmo de reduzir o tempo total de exposição do slide completo.


Isto acontece de acordo com o estudo "a animação nada mais é do que uma distração, que atrapalha a retenção das informações".

Fonte: Diario da Saude


Postado por Joao Jose Saraiva da Fonseca em 16 de novembro de 2009

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais