Educacao a distancia numeros da evolucao

De acordo com a edicao da Revista Nova Escola de Novembro de 2009, "De 2000 para cá, a chamada EAD cresceu 45.000% em números de alunos no país.".
Ainda de acordo com a mesma fonte, citando a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), "Em 2000, 13 cursos superiores reuniam 1.758 alunos. Em 2008, havia 1.752 cursos de graduação e pós-graduação lato sensu com 786.718 matriculados" Ainda de acordo com a mesma Associação "54% das instituições que oferecem cursos a distância declararam que a maioria dos matriculados tem mais de 30 anos".

Dados do Inep revelados no artigo, revelam "que, enquanto a graduação presencial formou 736.829 profissionais em 2006, o ensino a distância contabilizou apenas 25.804".

Continuando a citar elementos retirados do artigo:"Mais de 93% dos cursos de graduação e pós utilizam a internet como o principal meio de ensino. O uso de vídeos online está presente em mais de 57% das instituições, sendo que em 52% delas a transmissão comporta interatividade entre estudantes e mestres".


O artigo refere também alguns mitos sobre a educacao a distancia: É possível estudar quando quiser; O aluno fica isolado e não interage com os colegas; A dedicação exigida é menor.


No site da Revista Nova Escola de Novembro, pode encontrar um teste de avaliação para saber se vc é capaz de estudar a distância;

Teste: você tem o perfil do aluno da Educação a distância?

Dados divulgados pelo senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT)no senado em 18 de novembro de 2009, revelam que "existem atualmente no Brasil, atualmente, cerca de 800 mil estudantes de graduação a distância e a Universidade Aberta no Brasil já conta 86 instituições, distribuídas em 550 polos focados na formação de professores e na gestão pública. São, no total, segundo o parlamentar, mais de 3 milhões de brasileiros que utilizam a educação a distância, sendo 1 milhão só na graduação", Ainda de acordo com o senador, "No começo da década atual, não tínhamos sequer mil alunos. Este exponencial crescimento reflete uma irreversível tendência mundial. O mundo caminha para isso e os países de dimensões continentais como o nosso caminham como muito mais velocidade. [...] O futuro da educação "passa necessariamente pelo ensino a distância"


Fonte: Revista Nova Escola

Agência Senado

Postado por Joao Jose Saraiva da Fonseca em 16 de novembro de 2009 e atualizado em 18 de novembro de 2009

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais