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A EAD no documento final da Conae 2010

O documento final da Conferência Nacional de Educação 2010 (Conae), inclui algumas alusões à EAD que transcrevemos a seguir. Como consequência de uma política nacional de formação e valorização dos/das profissionais da educação, a formação inicial deve ser articulada com a formação continuada, envolvendo todas as licenciaturas e estabelecendo o formato presencial ou a distância que cada projeto específico poderá conformar, e, nesse caso, deve-se destacar o papel dos centros, institutos e faculdades de educação. A formação e a valorização dos/das profissionais do magistério devem contemplar aspectos estruturais, particularmente, e superar as soluções emergenciais, tais como: cursos de graduação (formação inicial) a distância; cursos de duração reduzida; contratação de profissionais liberais como docentes; aproveitamento de estudantes de licenciatura como docentes; e uso complementar de telessalas. Uma política nacional de formação e valorização de profissionais em educação deverá traçar

Software educativo gratuito

El software educativo es un recurso didáctico que permite abordar las materias curriculares de un modo diferente y más ameno tanto en las aulas como en el hogar. Además de las aplicaciones diseñadas para el aprendizaje que se comercializan en la actualidad, los padres y docentes pueden encontrar en la Red un amplio catálogo de programas y actividades multimedia gratuitas para trabajar con los estudiantes las diferentes áreas de conocimiento de todos los niveles de enseñanza. Educaguía: este portal de recursos educativos dispone de una colección de más de 200 aplicaciones didácticas clasificadas por áreas curriculares. La ficha de cada programa especifica el uso que se le puede dar en el aula o en el hogar y la edad o curso para el que está recomendado. Destacan las actividades de cálculo, para aprender a leer las horas, sintaxis o geografía española, entre otras. Gcompris: un software educativo libre que opera en GNU/Linux, MacOSX, Windows y otras versiones de Unix. Integra más de

10 IDEAS FOR TOMORROW’S AFRICA

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A UNESCO está promovendo uma série de discussões com o objetivo de discutir o futuro da África.  São dez os tópicos que estão sendo debatidos, em áreas fundamentais para o desenvolvimento do continente, e a UNESCO acredita que, ao debater esses temas, poderá contribuir para a construção de um futuro melhor para a África e para todos os seus habitantes. 􀀹 Tópico 1: Economia e Desenvolvimento (Meio Ambiente, Segurança Alimentar, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação...) 􀀹 Tópico 2: Governança, Política, Instituições, Liderança 􀀹 Tópico 3: Integração Regional, População, Migração, Urbanização 􀀹 Tópico 4: Identidades Culturais (Línguas, Religiões...) 􀀹 Tópico 5: Juventude 􀀹 Tópico 6: Direitos Humanos, Gênero e Justiça 􀀹 Tópico 7: Diáspora 􀀹 Tópico 8: Paz, Segurança e Conflito 􀀹 Tópico 9: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social 􀀹 Tópico 10: Relações Internacionais Postado por João José Saraiva da Fonseca em 19 de abril de 2010

Competencias específicas para la formación del docente-tutor en línea

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Competencias específicas del docente-tutor en línea EVIA RICALDE, Ena & PECH CAMPOS, Silvia J. (2007): Modelo contextual de competências para la formación del docente-tutor em línea. GARCÍA CARRASCO, Joaquín & SEOANE PARDO, Antón M (Coords.) Tutoría virtual y e-moderación en red [monográfico en línea]. Revista Electrónica Teoría de la Educación: Educación y Cul-tura en la Sociedad de la Información. Vol. 8, nº2. Universidad de Salamanca. [Fecha de consulta: dd/mm/aaaa]. ISSN 1138-9737 Postado por João José Saraiva da Fonseca em 15 de abril de 2010

Habilidade essenciais ao tutor de educação a distância

De acordo como Hirumi y Lee (2004), se proponen seis habilidades esenciales que debe de tener todo docente-tutor en línea para ejercer su labor, éstas son: -Interacción: Guiar y mantener la discusión interactiva, dar retroalimentación oportuna, motivar para el aprendizaje y orientar a los alumnos; -Administración: Monitorear y evaluar el desempeño de los alumnos; -Organización/ Diseño instruccional: Establecer con claridad metas y objetivos; organi-zar acertadamente materiales y actividades; identificar las necesidades de los alumnos de acuerdo con el perfil y estilos de aprendizaje; -Tecnología: Utilizar adecuadamente la tecnología; -Dominio de contenidos: Pericia en áreas específicas del conocimiento; -Trabajo en equipo y dar apoyo a los miembros del grupo. HIRUMI, A. y LEE, J.L.(2004). Analysis of essential skills and knowledge for teaching online. Fuente: http://www.eric.ed.gov/ERICDocs/data/ericdocs2/content_storage_01/0000000b/80/2b/c8/49.pdf Consulta: enero,2006. Postado por Joã