Postagens

O DISCURSO IDEOLÓGICO NO MÉTODO REFLETS-BRÉSIL

Ola amigos disponibilizo a minha tese de doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Educação, Linguagens e Formação do Leitor, tendo por orientador o Prof. Dr. Marcos Antônio de Carvalho Lopes. Clique no documento para aumentar o tamanho. Resumo: O presente trabalho teve por objetivo identificar, descrever e compreender o discurso ideológico do Método Reflets-Brésil. O estudo subsidiou-se, por um lado, na análise das recomendações brasileiras e européias sobre o ensino de língua estrangeira, bem como a reflexão sobre o material didático e ensino de língua estrangeira proposta, respectivamente, por Alain Choppin e Christian Puren e, por outro lado, encontrou suporte orientador na proposta teórica de John B. Thompson no que diz respeito aos conceitos de cultura e ideologia. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi fundamentada nas idéi

Como apagar fogo no óleo - video educativo

Como apagar fogo no óleo - video educativo @ Yahoo! Video Postado em 24 de fevereiro de 2009 por João José Saraiva da Fonseca

Do grunhido ao satélite

Imagem
Resumo do texto   Como surgiu a comunicação humana?  Essa é uma questão que ainda não temos uma resposta precisa.  Alguns acreditam que os primeiros sons usados para criar uma linguagem eram imitações dos sons da natureza, enquanto outros pensam que os sons humanos vinham de exclamações espontâneas. Nada impede que o homem primitivo usasse sons produzidos pelas mãos e pés, e não só pela boca.  Como a linguagem evoluiu para incluir gramática e diferentes modos de uso?   E ainda há espaço para crescer e alcançar as estrelas? Texto completo  Assim como cresce e se desenvolve uma grande árvore, a comunicação evoluiu de uma pequena semente – a associação inicial entre um signo e um objeto – para formar linguagens e inventar meios que vencessem o tempo e a distância, ramificando-se em sistemas e instituições até cobrir o mundo com seus ramos. E não contente em cobrir o mundo, a grande árvore já começou a lançar seus brotos à procura das estrelas. A comunicação humana tem um começo bastante

Algumas referências sobre métodos de ensino

Aprendizagem baseada em problemas O método PBL (Problem Based Learning - Aprendizagem Baseada em Problemas), trabalha com grupos compostos de um tutor e 8 a 10 alunos. O método é constituido por sete passos: * Leitura do problema proposto para o desenvolvimento dos estudos sobre um tema específico do currículo, identificação e esclarecimento de termos desconhecidos. O objetivo do problema é suscitar uma discussão produtiva do grupo; * Identificação dos problemas propostos pelo enunciado. Um bom problema deve ter as seguintes qualidades: apresentar uma descrição neutra do fenômeno para o qual se deseja uma explicação no grupo tutorial; ser formulado em termos concretos; ser conciso; ser isento de distrações; dirigir o aprendizado a um número limitado de itens; dirigir apenas a itens que possam ter alguma explicação baseada no conhecimento prévio dos alunos; exigir não mais que em torno de 16 horas de estudo independente dos alunos para que seja completamente entendido de um ponto de vi

Relação idéias de Comenius e atuais propostas educacionais

Imagem
As idéias de Comenius estão presentes em atuais propostas educacionais. Conhecer essa relação é fundamental para o futuro pedagogo. O texto aborda a relação entre as ideias do filósofo e pedagogo Jan Amos Comenius, do século XVII, e as atuais propostas educacionais.  Comenius defendia que a educação deveria ser universal, gratuita, para ambos os sexos e centrada no aluno. Além disso, ele propunha o uso de imagens e ilustrações para tornar o aprendizado mais fácil e agradável.  Atualmente, a educação também busca ser inclusiva, com o objetivo de atender a todas as necessidades dos alunos, e utiliza recursos tecnológicos para tornar o ensino mais dinâmico.  No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, como a falta de investimento na educação e a desigualdade no acesso à educação de qualidade. A relação entre as ideias do filósofo e pedagogo Jan Amos Comenius Comenius proponha:  • respeito dos estágios de desenvolvimento do aluno;  • construção do conhecimento através da experiência