Construção colaborativa do conhecimento universal

O processo de construção colaborativa do conhecimento acelera. O Google lançaa concorrente da Wikipedia. O diferencial desta enciclopédia é que os artigos serão assinados e o autor poderá ganhar dinheiro com eles. Procura-se por um lado evitar a eventual falsidade ou erroneidade dos artigos e por outro motivas as postagens.

Leiam a notícia completa publicada no portal G1 no dia 23 de julho de 2008.

Google lança Knol, concorrente da Wikipedia


O Google anunciou hoje o lançamento do Knol, um serviço concorrente da enciclopédia virtual Wikipedia, onde os usuários poderão escrever artigos sobre diferentes temas, mas desta vez, assinados.


O Knol permitirá ainda aos autores ficar com parte do lucro dos artigos publicados na página, o que o Google espera que incentive os internautas a participar.


O serviço, limitado até agora a um pequeno grupo de usuários convidados, foi aberto hoje ao grande público com centenas de artigos sobre temas tão variados quanto obstrução -publicado por um professor da universidade de San Francisco- ou a melhor forma de instalar uma torneira.


O Google espera aumentar, em breve, este número e se aproximar da Wikipedia, que começou a funcionar há sete anos e hoje conta com mais de 6 milhões de artigos em vários idiomas.


Cedric Dupont, gerente de produto encarregado do Knol, disse que a maioria do serviço está disponível só em inglês, mas acrescentou que o Google espera que todo o conteúdo apareça em outros idiomas em pouco tempo.


O princípio chave do Knol é a autoria, acrescentou Dupont em comunicado do Google, já que todos os artigos - ou "knols" como o site de busca os chama- terão um ou vários autores que apoiarão seu conteúdo.


A grande diferença com a Wikipedia é que os demais usuários não poderão editar os artigos, mas poderão comentar ou criticar, assim como fazer contribuições, as quais o autor poderá incorporar se desejar.


O Blogue oficial da Google no Brasil, publicou em 23 de Julho a postagem que se transcreve abaixo, onde refere os objetivos sociais e para do KONL para o grupo.

Knol, compartilhando conhecimento direto da fonte


Há alguns meses anunciamos que estávamos testando um novo produto chamado Knol. Hoje estamos disponibilizando o Knol a todos. A web contém vastas quantidades de informações, e o Google ajuda a tornar grande parte delas disponíveis a qualquer pessoa que esteja conectada à Internet. É claro que nem tudo que vale a pena saber está na web atualmente. Embora a situação tenha melhorado com a proliferação de blogs e outras ferramentas de publicação on-line, uma enorme quantidade de informações permanece "trancada" na cabeça das pessoas: milhões de pessoas conhecem coisas úteis e bilhões mais poderiam se beneficiar com este conhecimento. Acreditamos que a maioria das pessoas deseja compartilhar o que sabem, e nosso objetivo é ajudá-las a fazer isso. Esse é o motivo de termos criado o Knol.

O princípio-chave por trás do Knol é a autoria. Cada knol terá um autor (ou um grupo de autores) que colocará seu nome por trás do conteúdo. É o knol dele, a voz dele. Não estamos tentando formar uma enciclopédia. Estamos montando uma coleção de unidades de conhecimento, ou "knols", cada um dos quais contendo as tendências e opiniões de seus autores. Com o tempo, esperamos que muitos knols e seus autores sejam mencionados em publicações enciclopédicas. Também esperamos que existam múltiplos knols sobre o mesmo assunto. Com o Knol, estamos introduzindo um novo método para os autores trabalharem juntos no que chamamos "colaboração moderada."


A colaboração on-line tornou bastante conveniente criar grandes documentos com múltiplos autores. Estamos levando essa idéia mais além ao permitir que os autores aceitem sugestões de todos no mundo, permanecendo ainda assim no controle de seu contéudo. Afinal de contas, o nome deles está associado ao conteúdo! Os Knols incluem sólidas ferramentas de comunidades e permitem muitos modos de interação entre leitores e escritores. As pessoas podem submeter comentários, classificação ou escrever uma crítica sobre um knol. Dependendo do modelo de colaboração selecionado pelo autor, os leitores podem também fazer contribuições sugeridas, que o autor pode então decidir aceitar ou rejeitar.

Os Knols facilitam a inclusão de referências e links às informações adicionais. À escolha do autor, um knol pode incluir anúncios do programa AdSense do Google. Se um autor decidir incluir anúncios, o Google vai oferecer ao autor compartilhamento substancial dos lucros com a colocação desses anúncios. Cada pessoa sabe alguma coisa. Veja sobre o que as pessoas como você estão escrevendo: knol.google.com .


Na MediaBytes está disponível um vídeo onde podem encontrar um comentário sobre a KNOL e a sua "briga" com a Wikipedia. proponho que o vejam.






Postado por João José Saraiva da Fonseca em 27 de julho de 2008

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais