quarta-feira, 23 de julho de 2008

Como utilizar os Feeds

Agora não tem de visitar as suas páginas prediletas para ler as novidads. Pode acompanhar as notícias atualizada na hora no formato RSS em seu computador.

Procure na página este botaozinho laranja

O botãozinho laranja que muitos sites exibem no canto das páginas pode se tornar um importante aliado na busca pelas notícias que lhe interessam.

Ele é a porta de entrada para um sistema que envia alertas para o seu computador sobre as últimas novidades publicadas na rede -mas só aquelas novidades que você quer saber.

O sistema é conhecido como RSS. Ele permite acompanhar simultaneamente as novidades de um grande número de sites sem precisar visitá-los um a um.


Passo-a-passo

Para receber os alertas você precisa de um tipo de programa chamado agregador ou leitor de RSS. Gratuito, ele recebe avisos e arquivos de texto, imagem, áudio, vídeo e em HTML. É mais simples do que parece e funciona como uma caixa de e-mails.

Esses arquivos são enviados cada vez que algo novo, do seu interesse, é publicado. Os sites que fornecem páginas com esse serviço são os alimentadores de RSS (ou feed, em inglês). Fica a critério do usuário escolher de quais sites -ou editorias, canais, seções - ele deseja receber alertas.

Veja um vídeo sobre como assinar o RSS da Folha de São Paulo. O processo em todos os casos é idêntico.





Fonte: Folha de São Paulo - Online (adaptado)

A apresentação abaixo está em conexão direta com o Portal do Jornal Folha de São Paulo e ficará no ar enquanto o site o disponibilizar.



Postado por João José Saraiva da Fonseca em 23 de Julho de 2008

Nenhum comentário: