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Mudanças na formação cultural da sociedade

) Conceito de Cultura para Adam Schaff expresso no livro “A Sociedade Informática” – Cultura: totalidade dos produtos materiais e espirituais do homem em um período determinado e em uma determinada nação (cultura nacional), ou, no sentido mais amplo, abarcando a totalidade do gênero humano (cultural universal), ou enfim no sentido de uma parte isolada da humanidade em escala supranacional (neste último caso o critério pode ser territorial, mas pode também basear-se em uma comunidade de língua, religião, etc.) 2) Mudanças na formação da cultura na sociedade da informática De acordo com Adam Schaff em “A Sociedade Informática”: “Na sociedade da informática a sociedade dará um grande passo no sentido da materialização do velho ideal do homem universal em dois sentidos: formação global (fuga da especialização unilateral) e libertação do enclausuramento numa cultura nacional”. Por outro lado, Castells, citando Bruce Mazlish afirma que, as “ferramentas e máquinas são inseparáveis da evoluçã

As novas tecnologias da informação e comunicação na promoção dos mecanismos de comunicação interna e externa da escola

As novas tecnologias da informação e comunicação na promoção dos mecanismos de comunicação interna e externa da escola A partilha de experiências é um elemento essencial na estrutura empresarial e que a escola deve assumir. Os mecanismos de comunicação internos e externos devem constituir uma preocupação permanente de qualquer escola. Os mecanismos de comunicação interna envolvem: o grupo gestor e todos os intervenientes no processo de ensino aprendizagem (considerando-se a família como elemento interno à escola) e vice-versa; as diversas áreas de conhecimento dos educadores (essência da interdisciplinaridade) e vice-versa; os docentes e os docentes (independentemente da comunicação de âmbito pessoal); os docentes e dos alunos e vice-versa; os docentes e os auxiliares educativos e vice-versa; os auxiliares e os alunos e vice-versa. Estes mecanismos de comunicação podem assumir caráter profissional, pessoal explícito e subliminar (responsável em grande medida pelo currículo oculto). Os

A formação docente enquanto postura coletiva da escola e da comunidade

A educação para conseguir atingir os objetivos que a sociedade lhe impõe, deve ter em consideração os beneficiários da escola. A falta de formação para o exercício da docência é um dos problemas que a escola enfrenta. Ultrapassar essa situação envolve um esforço individual, coletivo e cooperativo da escola e da comunidade na procura da mudança. O projeto de escola deve contemplar a visão da escola no futuro enquadrada nas suas potencialidades e dificuldades. O papel da formação docente deve estar ali claramente definido, de modo a que a escola tenha uma ampla visão das competências que vão ser necessárias ao seu corpo docente para que ela consiga atingir os objetivos traçados. A constante formação docente será um modo não só de o professor adquirir competências. Será também uma forma aumentar a sua auto-estima e de aumentar o seu reconhecimento perante a comunidade, inserida no processo e que reconhece o esforço da escola em atender às sua exigências de formação dos seus filhos para a

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

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A RELAÇÃO DA ESCOLA COM A COMUNIDADE UM PARTENAREADO NECESSÁRIO A escola não é um espelho da comunidade. A escola não é um retrato da comunidade. A escola não é salvadora da comunidade. A escola participa da comunidade e é participada por ela”. Sandra Zita Silva Tiné Essa afirmação deve orientar a relação entre a Escola e a Comunidade. Apresento abaixo um texto longo que aprofunda a reflexão sobre o tema. Primeiramente poderão ler um resumo desses mesmto texto Resumo do texto  relação da Escola com a Comunidade  O texto discute a relação da escola com a comunidade, destacando a importância da participação da comunidade na gestão e práticas pedagógicas da escola. A participação comunitária na escola é vista como um processo político e pedagógico que visa a democratização da educação e o combate à distância entre as práticas educativas e as realidades sociais e culturais dos alunos. A escola é considerada uma instituição social porosa, que deve integrar as contribuições do contexto cultu

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

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Para Paulo Freire a construção do conhecimento pelo sujeito tem por base as dimensões políticas, economicas, sociais e culturais do espaço onde ele vive. Para o autor a construção do conhecimento deve se basear num diálogo multipolar permanete entre todos os intervenientes no processo de ensino e aprendizagem, quer eles estejam dentro ou fora do espaço físico escolar. Freire reforça que a construção do conhecimento acontece a todo o momento no seio de mundo e envolve variáveis que vão além cognitivo, envolvendo o sensitivo, o motor, o estético, o intuitivo e o emocional, etc. O sujeito, a comunidade e o "mundo" têm um papel fundamental na construção do conhecimento individual e coletivo. A propósito das idéias de Paulo Freire sobre a construção do conhecimento, proponho a leitura de um trecho de um texto de Ângela Antunes na Revista Pátio - Editora Artmed - Ano VIII Nº 32 (Novembro 2004 - Janeiro 2005), número dedicado à temática da Aprendizagem para todos. No tex