A formação docente enquanto postura coletiva da escola e da comunidade
A educação para conseguir atingir os objetivos que a sociedade lhe impõe, deve ter em consideração os beneficiários da escola. A falta de formação para o exercício da docência é um dos problemas que a escola enfrenta. Ultrapassar essa situação envolve um esforço individual, coletivo e cooperativo da escola e da comunidade na procura da mudança. O projeto de escola deve contemplar a visão da escola no futuro enquadrada nas suas potencialidades e dificuldades. O papel da formação docente deve estar ali claramente definido, de modo a que a escola tenha uma ampla visão das competências que vão ser necessárias ao seu corpo docente para que ela consiga atingir os objetivos traçados. A constante formação docente será um modo não só de o professor adquirir competências. Será também uma forma aumentar a sua auto-estima e de aumentar o seu reconhecimento perante a comunidade, inserida no processo e que reconhece o esforço da escola em atender às sua exigências de formação dos seus filhos para a vida profissional e social.
Elaborado por João José Saraiva da Fonseca
Postado por João José Saraiva da Fonseca em 23 de fevereiro de 2009
Elaborado por João José Saraiva da Fonseca
Postado por João José Saraiva da Fonseca em 23 de fevereiro de 2009
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