O que milhões de pessoas estão fazendo online?
Proponho a leitura do primeiro capítulo do livro: CLICK - O que milhões de pessoas estão fazendo online e por que isso é importante?
No resumo da obra pode-se ler:
"O comportamento social é um emaranhado de complexidades desejos, medos, frustrações, ambições... Para tentar compreender alguns desses fenômenos, muitas teorias foram criadas. São técnicas que vão da psicanálise à sociologia, da antropologia à pesquisa social empírica, passando por todas as formas estatísticas que a imaginação humana já criou.
No entanto, viramos uma página. Com a popularização da internet, pela primeira vez há disponível uma gigantesca massa de informações sobre a atividade dos usuários da web.
Cada pesquisa feita nas ferramentas de busca funciona como um indicador pessoal e num conjunto elevado oferece um painel incomparável das preferências dos usuários. E é sobre essa potente ferramenta de pesquisa que trata o livro Click o que milhões de pessoas estão fazendo on-line e porque isso é importante, de Bill Tancer, que acaba de chegar às livrarias pela Editora Globo. O autor usa exemplos tirados do cotidiano para explicar como os internautas se comportam e, com isso, oferece uma imagem viva dos interesses das sociedades modernas. O que os pesquisadores querem saber sobre Barack Obama, e como essas pesquisas são modificadas de acordo com os assuntos agendados pela mídia de massa? Ou ainda, de forma mais prosaica, o que as pesquisas levam em conta na hora de escolher vestidos de formatura?
O livro parte do pressuposto que falar não é o mesmo que agir. Se num universo de pesquisas que leva em conta a opinião expressa dos usuários (aquelas em que um entrevistador faz perguntas de um questionário), a verdade pode ficar disfarçada, é no grande volume de pesquisas em ferramentas de busca que estão inscritas as grandes tendências".
Para Tancer, “às vezes, as buscas que fazemos na internet revelam nossas fraquezas e fragilidades.”
Consulte mais elementos sobre a influência das novas tecnologias da informação e comunicação no dia do dia em geral e especificamente na educação, clicando aqui.
Postado em 16 de abril de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca
No resumo da obra pode-se ler:
"O comportamento social é um emaranhado de complexidades desejos, medos, frustrações, ambições... Para tentar compreender alguns desses fenômenos, muitas teorias foram criadas. São técnicas que vão da psicanálise à sociologia, da antropologia à pesquisa social empírica, passando por todas as formas estatísticas que a imaginação humana já criou.
No entanto, viramos uma página. Com a popularização da internet, pela primeira vez há disponível uma gigantesca massa de informações sobre a atividade dos usuários da web.
Cada pesquisa feita nas ferramentas de busca funciona como um indicador pessoal e num conjunto elevado oferece um painel incomparável das preferências dos usuários. E é sobre essa potente ferramenta de pesquisa que trata o livro Click o que milhões de pessoas estão fazendo on-line e porque isso é importante, de Bill Tancer, que acaba de chegar às livrarias pela Editora Globo. O autor usa exemplos tirados do cotidiano para explicar como os internautas se comportam e, com isso, oferece uma imagem viva dos interesses das sociedades modernas. O que os pesquisadores querem saber sobre Barack Obama, e como essas pesquisas são modificadas de acordo com os assuntos agendados pela mídia de massa? Ou ainda, de forma mais prosaica, o que as pesquisas levam em conta na hora de escolher vestidos de formatura?
O livro parte do pressuposto que falar não é o mesmo que agir. Se num universo de pesquisas que leva em conta a opinião expressa dos usuários (aquelas em que um entrevistador faz perguntas de um questionário), a verdade pode ficar disfarçada, é no grande volume de pesquisas em ferramentas de busca que estão inscritas as grandes tendências".
Bill Tancer
View more documents from João josé saraiva da Fonseca.
Para Tancer, “às vezes, as buscas que fazemos na internet revelam nossas fraquezas e fragilidades.”
Consulte mais elementos sobre a influência das novas tecnologias da informação e comunicação no dia do dia em geral e especificamente na educação, clicando aqui.
Postado em 16 de abril de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca
Comentários