quinta-feira, 16 de abril de 2009

O que milhões de pessoas estão fazendo online?

Proponho a leitura do primeiro capítulo do livro: CLICK - O que milhões de pessoas estão fazendo online e por que isso é importante?

No resumo da obra pode-se ler:

"O comportamento social é um emaranhado de complexidades desejos, medos, frustrações, ambições... Para tentar compreender alguns desses fenômenos, muitas teorias foram criadas. São técnicas que vão da psicanálise à sociologia, da antropologia à pesquisa social empírica, passando por todas as formas estatísticas que a imaginação humana já criou.
No entanto, viramos uma página. Com a popularização da internet, pela primeira vez há disponível uma gigantesca massa de informações sobre a atividade dos usuários da web.

Cada pesquisa feita nas ferramentas de busca funciona como um indicador pessoal e num conjunto elevado oferece um painel incomparável das preferências dos usuários. E é sobre essa potente ferramenta de pesquisa que trata o livro Click o que milhões de pessoas estão fazendo on-line e porque isso é importante, de Bill Tancer, que acaba de chegar às livrarias pela Editora Globo. O autor usa exemplos tirados do cotidiano para explicar como os internautas se comportam e, com isso, oferece uma imagem viva dos interesses das sociedades modernas. O que os pesquisadores querem saber sobre Barack Obama, e como essas pesquisas são modificadas de acordo com os assuntos agendados pela mídia de massa? Ou ainda, de forma mais prosaica, o que as pesquisas levam em conta na hora de escolher vestidos de formatura?

O livro parte do pressuposto que falar não é o mesmo que agir. Se num universo de pesquisas que leva em conta a opinião expressa dos usuários (aquelas em que um entrevistador faz perguntas de um questionário), a verdade pode ficar disfarçada, é no grande volume de pesquisas em ferramentas de busca que estão inscritas as grandes tendências".



Para Tancer, “às vezes, as buscas que fazemos na internet revelam nossas fraquezas e fragilidades.”

Consulte mais elementos sobre a influência das novas tecnologias da informação e comunicação no dia do dia em geral e especificamente na educação, clicando aqui.

Postado em 16 de abril de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Nenhum comentário: