A Educação e a Cultura Digital
Apresento um conjunto de documentos que considero interessantes sobre "A Educação e a Cultura Digital" a partir dos referenciais do Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital. O grupo é uma iniciativa da Fundação Santillana e da Fundação Telefônica, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e envolve o trabalho sobre 5 temas inter-relacionados:
1) O Mundo Digital: linha do tempo da evolução tecnológica (foco na passagem da Revolução Industrial à Era Digital)
Inovação tecnológica: o que acontece na fronteira do conhecimento
Conheça algumas das pesquisas de ponta no âmbito do desenvolvimento das tecnologias do futuro, clicando aqui.
A propósito do tema proponho as leituras:
A tecnologia aproxima o ser humano?
A Interactividade na base da vida no futuro
Reflexão sobre avaliação
Avaliação
Assuma o papel de dois dos seguintes personagens: professor, aluno ou pai de aluno. Imagine que você viajou no tempo para 2020 e assistiu à palestra de Eduardo Chaves abaixo. Escreva um e-mail para um conhecido ou parente que está entre nós em 2010, na qual expressa a sua reação às afirmações do autor.
A escola que queremos: o papel da tecnologia
Postado por João José Saraiva da Fonseca em 05 de novembro de 2010
Inovação tecnológica: o que acontece na fronteira do conhecimento
Conheça algumas das pesquisas de ponta no âmbito do desenvolvimento das tecnologias do futuro, clicando aqui.
A propósito do tema proponho as leituras:
A tecnologia aproxima o ser humano?
A Interactividade na base da vida no futuro
Tecnologia na educação
Realidade virtual & Ensino a distância
2) A Geração Interativa: quem são, o que anseiam, como se comportam, hábitos, habilidades, competências.
Proponho para subsidiar a discussão sobre este tema as leituras:
Realidade virtual & Ensino a distância
2) A Geração Interativa: quem são, o que anseiam, como se comportam, hábitos, habilidades, competências.
Proponho para subsidiar a discussão sobre este tema as leituras:
O Conhecimento
Aluno Virtual
3) Aprendizagem na Cultura Digital: pesquisar (análise crítica), comunicar (colaboração e compartilhamento) e publicar (autoria)
A aprendizagem na era digital, poderá deixar o impresso?
Eles ainda preferem o papel
Os estudantes americanos escrevem mensagens de texto para os amigos o dia inteiro; pesquisam para trabalhos em laptops e se comunicam com os pais pelo Skype. Contudo quando caminham pelos gramados das universidades, ainda carregam livros pesados e antiquados – e adoram isto. “O texto impresso nunca tem o inconveniente de sumir da tela”, diz Faton Begolli, universitária de Boston. “Também não pega vírus. Sem livros, estudar não seria a mesma coisa. Eles definem há mil anos o conceito de academia.”
Em dois estudos recentes – um da associação e outro da rede Student Public Interest Research Groups –, 75% dos entrevistados disseram que ainda preferem o livro impresso. “Esses estudantes cresceram aprendendo em impressos”, diz Nicole Allen, diretora da Student Public Interest Research Groups. “Na transição para o ensino superior, não surpreende que eles continuem preferindo um formato com o qual estão acostumados”.
Segundo a Associação Nacional de Livrarias Universitárias, os livros digitais representam apenas 3% das vendas deste segmento, embora a associação preveja que eles deverão crescer para algo entre 10% e 15% até 2012, à medida que novos títulos ficarem disponíveis.
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/10/2010 - São Paulo SP (adaptado para fins didáticos)
4) Inovação Pedagógica: diferença entre tecnologia e metodologia, a construção de um novo currículo
Para este tema proponho que leiam:
3) Aprendizagem na Cultura Digital: pesquisar (análise crítica), comunicar (colaboração e compartilhamento) e publicar (autoria)
A aprendizagem na era digital, poderá deixar o impresso?
Eles ainda preferem o papel
Os estudantes americanos escrevem mensagens de texto para os amigos o dia inteiro; pesquisam para trabalhos em laptops e se comunicam com os pais pelo Skype. Contudo quando caminham pelos gramados das universidades, ainda carregam livros pesados e antiquados – e adoram isto. “O texto impresso nunca tem o inconveniente de sumir da tela”, diz Faton Begolli, universitária de Boston. “Também não pega vírus. Sem livros, estudar não seria a mesma coisa. Eles definem há mil anos o conceito de academia.”
Em dois estudos recentes – um da associação e outro da rede Student Public Interest Research Groups –, 75% dos entrevistados disseram que ainda preferem o livro impresso. “Esses estudantes cresceram aprendendo em impressos”, diz Nicole Allen, diretora da Student Public Interest Research Groups. “Na transição para o ensino superior, não surpreende que eles continuem preferindo um formato com o qual estão acostumados”.
Segundo a Associação Nacional de Livrarias Universitárias, os livros digitais representam apenas 3% das vendas deste segmento, embora a associação preveja que eles deverão crescer para algo entre 10% e 15% até 2012, à medida que novos títulos ficarem disponíveis.
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/10/2010 - São Paulo SP (adaptado para fins didáticos)
4) Inovação Pedagógica: diferença entre tecnologia e metodologia, a construção de um novo currículo
Para este tema proponho que leiam:
A Educação digital
5) Avaliação em TICs: quais os avanços efetivos para o ensino e a aprendizagem
A leitura abaixo subsidiará a discussão do último tema
5) Avaliação em TICs: quais os avanços efetivos para o ensino e a aprendizagem
A leitura abaixo subsidiará a discussão do último tema
Reflexão sobre avaliação
Avaliação
Assuma o papel de dois dos seguintes personagens: professor, aluno ou pai de aluno. Imagine que você viajou no tempo para 2020 e assistiu à palestra de Eduardo Chaves abaixo. Escreva um e-mail para um conhecido ou parente que está entre nós em 2010, na qual expressa a sua reação às afirmações do autor.
A escola que queremos: o papel da tecnologia
Palavras chave: #educacao #culturadigital #tecnologia #geracaointerativa #aprendizagem #inovacaopedagogica #avaliacaoemtics.
Postado por João José Saraiva da Fonseca em 05 de novembro de 2010
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