Web semântica

web semantica joao jose saraiva da fonseca

Muita se fala hoje sobre web semântica

Apresento três videos que procuram explicar o conceito e 10 exemplos práticos de ferramentas que hoje já utilizam os princípios da web semântica.




Mais um desafio para os profissionais da educação... e a todos os cidadãos.







As ferramentas abaixo foram apresentadas na publicação Inovação e Negócio


Freebase: Uma base de dados aberta, onde as pessoas criam dados e conectam esses dados entre si, onde são classificados por temas e sessões. Tem como objetivo ser um grande repositório de conhecimento humano, seguindo o estilo da wikipedia.

Powerset: Adquirida recentemente pela Microsoft, é um engenho de busca de linguagem natural. Pode processar perguntas por exemplo, porém ainda está em estado inicial e funciona bem para inglês apenas pelo que pude perceber.

Twine: Aprende sobre voce e os seus interesses a partir do conteúdo que você cria e compartilha e faz um grafo desse conteúdo.

AdaptiveBlue: Um plug-in que oferece links de acordo com o contexto da página que se está navegando. Trazendo informações relevantes sobre livros, música, filmes, vinhos, receitas e ações por exemplo.

Hakia: Apontado com um dos mais promissores engenhos de busca em alternativa ao Google, faz a análise de sentenças na hora de fazer uma busca. Disponível em português também, trouxe resultados relevantes em algumas buscas que fiz.

Talis: Diferente dos outros exemplos da lista, Talis é uma plataforma para criação de aplicações semânticas na web. Os desenvolvedores podem criar, compartilhar e reutilizar informações nessa plataforma, que tem como objetivo facilitar o desenvolvimento das aplicações semânticas.

TrueKnowledge: Tenta responder as suas perguntas a partir de uma base de dados com conhecimentos e conexões. Funciona parecido com o Powerset e está em beta privado por enquanto. O vídeo mostrado na página principal é bastante explicativo.

TripIt: Organize suas viagens, você poderá criar suas viagens e receber informações do flickr e wikipedia. Você também pode coletar informações na web e adicionar as suas viagens utilizando um plug-in, além de poder colocar seu calendário de viagens no Google Calendar por exemplo. Ainda é possível procurar por hotéis, vôos e aluguel de carros.

ClearForest: Uma companhia que aposta na abordagem top-down. Possui um plug-in chamado Gnosis que permite identificar pessoas, países, tecnologias, companhias, organizações, produtos e dados geográficos no texto que você está visualizando, o texto é marcado com uma cor de acordo com a categoria que pertence.

Spock: Você pode buscar por pessoas e obter informações associadas a essas pessoas, pelo que notei funciona melhor para pessoas famosas por enquanto, também é possível buscar pelo email, porém é necessário ser cadastrado.


Postado em 7 de agosto de 2010 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais