Para Paulo Freire a construção do conhecimento pelo sujeito tem por base as  dimensões políticas, economicas, sociais e culturais do espaço onde ele vive.  Para o autor a construção do conhecimento deve se basear num diálogo multipolar  permanete entre todos os intervenientes no processo de ensino e aprendizagem,  quer eles estejam dentro ou fora do espaço físico escolar. Freire reforça que a  construção do conhecimento acontece a todo o momento no seio de mundo e envolve  variáveis que vão além cognitivo, envolvendo o sensitivo, o motor, o estético, o  intuitivo e o emocional, etc. O sujeito, a comunidade e o "mundo" têm um papel  fundamental na construção do conhecimento individual e coletivo.  A propósito das idéias de Paulo Freire sobre a construção do conhecimento,  proponho a leitura de um trecho de um texto de Ângela Antunes na Revista Pátio -  Editora Artmed - Ano VIII Nº 32 (Novembro 2004 - Janeiro 2005), número dedicado  à temática da Aprendizagem para todos. No tex...
 
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