Chineses planejam oa educação com o auxílio da EAD


A propósito da atual experiência brasileira com a UAB e com o eTEC Brasil, proponho a leitura do texto abaixo que apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento da EAD na China.

Especialistas pedem aceleração da educação a distância na China


 A China deve pressionar para avançar na educação a distância, que ainda está muito atrás dos países desenvolvidos, disseram especialistas na quinta-feira na cerimônia de abertura da Conferência Internacional de Educação a Distância da China 2010.


 Zhang Yaoxue, acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia, disse que a educação a distância da China enfrenta cinco desafios em comparação com suas contrapartes estrangeiras: baixa qualidade de conteúdo, inconveniência de acesso à Internet, motivo de desenvolvimento pouco claro, baixo nível de serviço, falta de apoio político.


 "Devemos acelerar a educação a distância da China para atender às demandas cada vez mais diversificadas do povo", disse Zhang.


 A China começou a desenvolver a educação a distância no início dos anos 1980, logo após o país adotar a política de reforma e abertura.  Os exemplos originais de educação a distância na China foram por transmissão de rádio e TV.


 De acordo com Zhang, a China deve melhorar a qualidade dos cursos de educação a distância, tornando os métodos multimídia mais acessíveis e diversificados, e impulsionar o compartilhamento de recursos entre institutos de educação a distância nacionais e internacionais.


 "O governo deveria investir mais dinheiro na construção de um 'supermercado de aprendizado', no qual diferentes escolas e indivíduos possam encontrar ferramentas e conhecimentos úteis", disse Zhang.


 Yang Zhijian, presidente da Open University of China (OUC), disse que a OUC, nos últimos 30 anos desde a sua fundação, tem se dedicado a desenvolver uma universidade nacional aberta com seus recursos de ensino, compartilhando com 44 programas de rádio e TV em nível de província  universidades.


 "Ao oferecer educação a distância com e sem graduação, o sistema de educação aberta cultivou dezenas de milhões de funcionários que atendem à demanda popular da sociedade local", disse Yang.


 Em 2006, 67 universidades em 31 regiões provinciais chinesas lançaram serviços de educação a distância.


 No entanto, Yang disse que muito trabalho precisa ser feito para construir uma universidade aberta melhor.  "Devemos reformar nossos métodos de ensino em um estilo orientado para a carreira e estabelecer um sistema de 'banco de crédito' pelo qual os alunos possam ganhar e acumular créditos para fornecer uma educação mais flexível."


 Além disso, a população de estudantes em idade escolar na China diminuirá em 36 milhões nos próximos dez anos, e isso fará com que as instituições de ensino superior desenvolvam recursos de ensino mais diversificados para atrair alunos, e a educação a distância certamente poderá desempenhar um papel mais importante até então  , disse Tan Songhua, vice-presidente da Sociedade Chinesa de Educação,


 Em um esboço de dez anos sobre a reforma educacional e o desenvolvimento da China, divulgado no início deste ano, a China disse que construiria uma sociedade de aprendizagem ao longo da vida até o final de 2020.

Fonte: English.news.cn (11 de novembro de 2010) - Texto adaptado para fins didáticos

Postado em 13 de novembro de 2010 por João José Saraiva da Fonseca

Comentários

Anônimo disse…
Really good post!
Anônimo disse…
Hi Thanks for taking the time to discuss this, I feel strongly about it and love learning more on this topic. If possible, as you gain expertise, would you mind updating your blog with more information? It is extremely helpful for me.
Passando pela net encontrei o seu blog, estive a folhear achei-o muito bom, feito com muito bom gosto,sim , gostei do que vi e li.
Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para o seguir também.
Que haja paz e saúde no seu lar.
Sou António Batalha.
http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais