Futuratec

O Canal Futura - Grupo Globo - lança a Futuratec.

De acordo com a página do Futuratec ela é uma ferramenta que amplia o alcance da programação do Canal Futura e seu potencial para uso educativo. O Futura se propõe a ser um canal que, além de assistido, pode também ser utilizado. Agora, com o Futuratec, tem à sua disposição produções do Canal Futura em qualquer lugar e a qualquer momento, através da Internet. O Futuratec tem quase 200 horas de conteúdo de 30 séries diferentes, com prioridade para o material de 2005 para cá e programas como o Globo Ciência e Globo Ecologia.

A proposta do Futuratec vai contra a postura das principais emissoras de TV: ninguém deixa o internauta fazer o download do conteúdo oficial. Todas preferem a tecnologia de transmissão via streaming ("clica e assiste online"), algo que o YouTube ajudou a popularizar. "É uma proposta anárquica", brinca Leonardo Machado, analista de conteúdo do Futura. Segundo Lúcia Araújo, gerente-geral do Futura, o conteúdo é voltado para ser usado para fins educativos. A idéia é que professores e ONGs baixem os programas e depois os gravem em DVDs.

É pena que não tenha acontecido uma articulação com o MEC para este espólio estar acessível no Portal Domínio Público. Dispersar a informação é um passo para que ela fique mais difícil de encontrar.

Ter acesso ao material é bem fácil e para acessar ao Futuratec é só clicar na figura abaixo.



Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Postado por João José Saraiva da Fonseca em 18 de agosto de 2008

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais