Software Livre na Educação

Software Livre na Educação


O Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação (SACAUSEF) - Portugal, projecto Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas – Plano Tecnológico da Educação (ERTE-PTE), dedica a sua recente publicação escrita “Cadernos SACAUSEF” à temática do Software Livre na Escola.





Mostra-nos, por essa via, as intervenções que preencheram o evento “1.ª Edição do Software Livre na Escola”, realizado em 2007.

Para ler os artigos clique em cada um dos links abaixo.


Prefácio

Joana Brocardo

Apresentação

Jorge Borges – Equipa ECRIE

Capítulo ISOFTWARE LIVRE

Implantación de las TIC en el modelo Educativo Extremeño

Vicente Parejo Sosa

Capítulo IISOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO

João Miguel Neves – Associação nacional para o Software Livre (ANSOL)

Web 2.0

João Carlos Antunes – Centro de Competência da Beira Interior
Rui Grilo – Plano Tecnológico

Capítulo III - UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DE SOFTWARE LIVRE

Terminais Leves

Paulo Chouriço – Escola Secundária de Palmela

Software Livre na Educação Artística

Alexandre Martins Fernandes Leal – Escola Secundária Artística Soares dos Reis

Relato de Experiência

Sérgio Ramos – Escola Dr. Mário Sacramento – Aveiro

Uso de Software livre e de código aberto em escolas portuguesas: cinco estudos de caso

José Luís Pires Ramos; Vítor Duarte Teodoro; Francisco Melo Ferreira; José Moura de Carvalho; Vicência M. Gancho do Maio

Anexos

Software livre e Software de código aberto com interesse para a educação

Equipa da Universidade de Évora


Este evento constitui um marco histórico no que respeita ao Software Livre na Educação em Portugal, por ser o 1.º organizado pelo Ministério da Educação, subordinado a esta temática.


O caderno disponibilizado para leitura on-line


Fonte: Ministério da Educação de Portugal


Postado por João José Saraiva da Fonseca em 05 de outubro de 2008

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais