Um mundo re-encantado?

O sociólogo francês Michel Maffesoli, diretor do Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano (CEAQ), na Universidade de Paris-Sorbonne, fará uma palestra no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, com o título "Um mundo re-encantado?", no próximo dia 13 de outubro, segunda-feira, das 9h às 11h.

Como aperitivo, podem assistir a uma conferência proferida por ele na Universidad Autónoma de Baja California y Centro de Investigaciones Culturales no México - Versão disponível simultâneamente em francês e espanhol.


El reencantamiento del mundo por Michel Maffesoli - vídeo 1





El reencantamiento del mundo por Michel Maffesoli - vídeo 2



El reencantamiento del mundo por Michel Maffesoli - vídeo 3





El reencantamiento del mundo por Michel Maffesoli - vídeo 4





El reencantamiento del mundo por Michel Maffesoli - vídeo 5




El reencantamiento del mundo por Michel Maffesoli - vídeo 6






Em entevista ao portal Nominuto.com, Michel Maffesoli a propósito da sua idéia de "reencantamento do mundo" refere que:

"A modernidade representou uma dominação da razão. Em contraparte, a pós-modernidade representou o retorno de um pluralidade, ou seja, também um retorno da emoção, da 'magia', da afetividade. Enfim, uma volta do que se perdeu na modernidade, que tentou racionalizar todos esses aspectos".

O autor afirma na sua postura teórica, faz uma crítica aos marxistas, mas vai mais longe. "Faço uma crítica aos marxistas e aos positivistas. Pois tanto uns quanto os outros, continuam presos ao esquema analítico do século 19. O legado desse esquema analítico é o racionalismo. Mas não quero fazer só uma crítica da razão e do racionalismo. Quero completar a razão com o sensível. Inclusive tenho um livro, que foi traduzido no Brasil, chamado Lógica da Razão Sensível. Então o que prego é a introdução do sensível, dentro desse sistema racional".

Infelizmente ir a Salvador nesta altura se revela impossível para mim. Mas a quem poder ir, recomendo vivamente a participação no evento.

Postado por João José Saraiva da Fonseca em 03 de outubro de 2008

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais