A antropologia digital poderá ajudar a construir um metaverso seguro e justo?

 


De acordo com o pesquisador, o metaverso promete misturar perfeitamente nossas vidas físicas e virtuais, à medida que o mundo digital avança para um futuro imersivo e interativo em que coexistam seres humanos e inteligência artificial (IA). O desafio consiste em criar mundos virtuais verdadeiramente integradores e éticos.
O metaverso à luz da Antropologia

Tom Boellstorff, um antropólogo pioneiro na exploração de mundos metaversos, pede que se abra o debate sobre o que é o metaverso, reconhecendo que sua definição moldará novas normas e padrões sociais.

De acordo com o pesquisador, o metaverso promete misturar perfeitamente nossas vidas físicas e virtuais, à medida que o mundo digital avança para um futuro imersivo e interativo em que coexistam seres humanos e inteligência artificial (IA). O desafio consiste em criar mundos virtuais verdadeiramente integradores e éticos. Persistem muitas incertezas:
- o metaverso produzirá mais ou menos desinformação?
- Estaremos seguros contra conteúdos inapropriados?
- Estenderá a discriminação e as desigualdades?

Não sabemos a resposta, e isso é preocupante. As comunidades, os consumidores e os movimentos sociais têm o poder de impactar as instituições, os mercados e os sistemas de crenças globais por meio das redes sociais. Se os responsáveis pela tomada de decisões compreenderem o comportamento e os valores de seu público digital e pedirem ajuda às instituições para se orientarem pelos valores e se alinharem melhor com suas comunidades, isso levará a um aumento da confiança e do apoio da sociedade.
Metaverso versus ética?
À medida que os mundos digitais continuam evoluindo e transformando a sociedade, é imperativo que as considerações éticas ocupem um lugar de destaque em sua construção. O metaverso é um sistema humano, um lugar de encontro de pessoas, culturas e comunidades. É um lugar humano que deve ser compreendido pelas ciências sociais e humanas. A Recomendação da UNESCO sobre a Ética da Inteligência Artificial levanta questões críticas sobre o impacto dessa tecnologia em rápida evolução nas pessoas e nas sociedades.

Fonte: Artigo publicado no portal do Fórum Econômico Mundial em 16MAR2023

Propomos que comentem os questionamentos colocados no texto.

Palavras chave:
#metaverso #inteligenciaartificial #etica #sociedadedigital #tecnologia #desinformacao #discriminacao #inclusao #comunidades #cienciassociais #movimentossociais #unesco #debate #normassociais #futurodigital #inovacao #desafios #confianca #apoio

Leia também:







Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais