A parceria do ChatGPT na revisão dos modelos de avaliação da aprendizagem
Desejo compartilhar com vocês uma reflexão sobre o impacto do ChatGPT na Educação e, em particular, sobre a avaliação da aprendizagem.
O Ministério da Educação espanhol testou ontem, um novo modelo de vestibular baseado na ideia de que o estudante deve saber aplicar o que aprendeu na vida real.
Segundo o Ministério, as questões foram reformuladas para ficarem mais próximas da experiência do estudante e a avaliação do acúmulo de conhecimento foi substituída pela avaliação de competências.
O Saber necessário face a diferentes contextos
Ou seja, além de "saber", o estudante foi avaliado pelo "saber fazer", levando em consideração não apenas o que ele sabe, mas também a sua capacidade de integrar e utilizar esse conhecimento em diferentes contextos.
Renovadas forma e instrumentos de avaliar as aprendizagens
A ideia é avaliar a capacidade do estudante em aplicar as competências para resolver problemas, em vez de simplesmente testar a sua memória.
Isso me fez pensar: não seria esse o caminho para avaliar a aprendizagem na Educação Superior em tempos de ChatGPT?
Com a presença do ChatGPT, que é capaz de fornecer informações instantâneas e precisas sobre qualquer assunto, a avaliação da aprendizagem pode ir além do simples acúmulo de conhecimento.
Precisamos avaliar a capacidade do estudante em aplicar o conhecimento em situações reais, de forma criativa e inovadora.
E vocês, o que acham?
Será que esse novo modelo de avaliação poderia ser aplicado em outros países, incluindo Portugal ou Brasil?
Vamos debater esse assunto nos comentários!
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