A parceria do ChatGPT na revisão dos modelos de avaliação da aprendizagem

O ChatGPT pode ser um aliado da Educação ao permitir que a avaliação da aprendizagem vá além do acúmulo de conhecimento e avalie a capacidade do estudante em aplicar o conhecimento em situações reais, de forma criativa e inovadora. Um novo modelo de vestibular baseado em competências foi testado pelo Ministério da Educação espanhol, que avaliou a capacidade do estudante em aplicar as competências para resolver problemas, em vez de simplesmente testar a sua memória. Com a presença do ChatGPT, que fornece informações instantâneas e precisas sobre qualquer assunto, é possível que a avaliação da aprendizagem se torne mais desafiadora e prática.
O ChatGPT pode ser um aliado da Educação?

Desejo compartilhar com vocês uma reflexão sobre o impacto do ChatGPT na Educação e, em particular, sobre a avaliação da aprendizagem. 

O Ministério da Educação espanhol testou ontem, um novo modelo de vestibular baseado na ideia de que o estudante deve saber aplicar o que aprendeu na vida real.

Segundo o Ministério, as questões foram reformuladas para ficarem mais próximas da experiência do estudante e a avaliação do acúmulo de conhecimento foi substituída pela avaliação de competências.

O Saber necessário face a diferentes contextos

Ou seja, além de "saber", o estudante foi avaliado pelo "saber fazer", levando em consideração não apenas o que ele sabe, mas também a sua capacidade de integrar e utilizar esse conhecimento em diferentes contextos.

Renovadas forma e instrumentos de avaliar as aprendizagens

A ideia é avaliar a capacidade do estudante em aplicar as competências para resolver problemas, em vez de simplesmente testar a sua memória. 

Isso me fez pensar: não seria esse o caminho para avaliar a aprendizagem na Educação Superior em tempos de ChatGPT?

Com a presença do ChatGPT, que é capaz de fornecer informações instantâneas e precisas sobre qualquer assunto, a avaliação da aprendizagem pode ir além do simples acúmulo de conhecimento. 

Precisamos avaliar a capacidade do estudante em aplicar o conhecimento em situações reais, de forma criativa e inovadora.

E vocês, o que acham? 

Será que esse novo modelo de avaliação poderia ser aplicado em outros países, incluindo Portugal ou Brasil? 

Vamos debater esse assunto nos comentários!

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