Que critérios avaliam a felicidade?
Propomos que possamos avaliar a relação entre a Inteligência artificial e a felicidade, a partir de duas fontes de informação.
1 - O Relatório Mundial da Felicidade (2023) acabou de ser publicado.
Critérios usados para avaliar a felicidade: Renda, Saúde, Alguém de quem você pode depender, Liberdade para tomar decisões importantes na vida, Generosidade e Ausência de corrupção.
A IA promovendo a INfelicidade?
2 - O CEO da OpenAI Sam Altman deu uma entrevista, onde afirma que a Inteligência Artificial tem uma vantagem incrível para a sociedade, mas também revela preocupação com a maneira como os maus atores usarão a tecnologia e com a celeridade da sociedade para se posicionar face à temática.
Cinco afirmações adpatadas de Sam Altman:
- “Haverá outras pessoas que não colocarão alguns dos limites de segurança que a OpenAI coloca. A sociedade tem um tempo limitado para descobrir como reagir à segurança da Inteligência Artificial, como a regular e como lidar com ela.”
“Estou particularmente preocupado que a Inteligência Artificial possa ser usados para desinformação em larga escala”
“Agora que a Inteligência Artifcial está melhorando na escrita de códigos de computador, poderá ser usada para ataques cibernéticos ofensivos.”
“A sociedade e as empresas desenvolvedoras de Inteligência Artificial, precisam de tempo suficiente para entender o que está acontecendo. Como as pessoas querem usar essas ferramentas. Como a sociedade pode coevoluir com a Inteligência Artificial.”
"Temos que ter cuidado com a Inteligência Artificial. Acho que as pessoas deveriam ficar felizes por termos um pouco de medo disso."
Considerando os critérios usados para avaliar os níveis de felicidade e as potencialidades (ou não...) do uso da Inteligência Artificial apresentadas por Sam Altman, será que poderemos projetar uma humanidade com motivos para ser feliz?
Propomos que cometem a temática.
Palavras chave:
#Felicidade #RelatórioMundialdaFelicidade #InteligênciaArtificial #MausAtoresemIA #RegulaçãoemIA #Desinformação #Cibersegurança
A propósito da temática, propomos a leitura de:
A Sociedade pode se ajustar à velocidade da Inteligência Artificial?
Comentários