Inteligência Artificial na China: desenvolvimento, controle e alfabetização da população

Os reguladores disseram às principais empresas de tecnologia chinesas para não oferecerem serviços ChatGPT ao público. Isto ocorre em meio ao crescente alarme em Pequim sobre as respostas sem censura do chatbot com Inteligência Artificial às perguntas dos usuários.
China regula ChatGPT
 
Os reguladores na China ordenaram que as principais empresas de tecnologia não ofereçam serviços de Chatbot com o ChatGPT para o público, devido a preocupações crescentes em Pequim sobre as respostas sem censura do bot às perguntas dos usuários. 

As empresas também precisarão obter aprovação regulatória antes de lançar seus próprios serviços semelhantes ao ChatGPT.

A China procura desenvolver um Chatbot tendo por base a IA

Em 16 de março de 2023, foi lançado o "Ernie Bot", um chatbot chinês baseado em inteligência artificial, que foi considerado desapontante.

Preocupação da China com a Educação para a IA

Apesar dessas dificuldades, ou talvez como resultado delas, a China tem dado importância à educação em inteligência artificial na educação básica, incluindo a abordagem da inteligência artificial no currículo de educação tecnológica. O país está implementando o "Plano de Desenvolvimento da Inteligência Artificial de Nova Geração" em ritmo acelerado, elevando pela primeira vez o desenvolvimento da inteligência artificial ao nível de estratégia nacional.

As escolas primárias e secundárias estão oferecendo um curso básico para melhorar a alfabetização em inteligência artificial dos alunos, ajudando-os a dominar o conhecimento básico e as habilidades da tecnologia de inteligência artificial. Isso inclui aprimorar a consciência da inteligência, estimular o pensamento inteligente, melhorar a aplicação inteligente e a criatividade, além de cultivar a responsabilidade social inteligente. 

O currículo enfatiza o aprendizado baseado em projetos com temas interdisciplinares e integra a construção do conhecimento, o treinamento de habilidades e o desenvolvimento do pensamento no processo de uso da tecnologia de inteligência artificial para resolver problemas e concluir tarefas.

Além disso, o "Plano de Desenvolvimento da Inteligência Artificial de Nova Geração" inclui uma vertente de formação de professores para ensinar com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial.

Proponho que comentem o texto considerando os questionamentos:

- Como as empresas de tecnologia chinesas estão sendo afetadas pelas preocupações em Pequim sobre as respostas sem censura do chatbot com Inteligência Artificial?

- Como a China está abordando a educação em Inteligência Artificial nas escolas primárias e secundárias, e por que isso é importante?

- Qual é o objetivo do "Plano de Desenvolvimento da Inteligência Artificial de Nova Geração" na China e quais são algumas de suas vertentes?

Palavras chave:

#InteligênciaArtificial
#Chatbot
#EducaçãoTecnológica
#PlanoDeDesenvolvimentoDaIA
#AlfabetizaçãoEmIA
#PensamentoInteligente
#ResponsabilidadeSocialInteligente
#FormaçãoDeProfessores
#IAChina

Leiam também:

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais