A Inteligência Artificial: o desafio de servir as pessoas
IA supervisionar sem controlar
A "Declaração de Montevidéu sobre Inteligência Artificial" foi o resultado do Encontro Latino-Americano de Inteligência Artificial – KHIPU 2023.
O caminho a ser seguido, segundo os 100 especialistas que participaram no evento, é o de garantir que a Inteligência Artificial seja posta a serviço das pessoas, mitigando os riscos e impactos que possa trazer em termos trabalhistas e sociais. Outro ponto considerado fundamental é que a Inteligência Artificial possa gerar valor à América Latina, ao invés de transformar seus países em simples produtores de dados.
Missão impossível?
A nota oficial do Encontro destaca a importância de avançar políticas públicas que sem bloquear seu desenvolvimento, protejam a população de usos usos problemáticos.
Agora que sabe que pesquisadores do mundo todo estão trabalhando para uma utilização ética da Inteligência Artificial, proponho que deixe o seu comentário sobre os questionamentos:
- Que riscos podem apresentar o uso de tecnologias de reconhecimento facial em espaços públicos?
- Que uso está sendo feito dos dados que são recolhidos permanentemente quando navegamos na Internet?
Pense nisso...
Não esqueça também de ler:
Palavras chave:
#InteligênciaArtificial #DireitosHumanos #CulturaLatinoAmericana #DesenvolvimentoTecnológico #PolíticasPúblicas #Emprego
Comentários