A Inteligência Artificial: o desafio de servir as pessoas

A "Declaração de Montevidéu sobre Inteligência Artificial e seu impacto na América Latina" destaca que os sistemas de inteligência artificial devem servir às pessoas e melhorar a qualidade de vida, ao mesmo tempo em que se respeitam os direitos humanos e se evita aprofundar a desigualdade. Também é enfatizado que a IA não deve prejudicar as pessoas ou o meio ambiente, e seu impacto deve ser mitigado. A declaração aborda o impacto da IA no emprego e a necessidade de lidar com questões de desemprego e precarização. Além disso, destaca-se a importância de levar em conta a diversidade cultural no design e treinamento de modelos de IA na região latino-americana, e insta-se a fortalecer a soberania dos países em questões estratégicas e regulatórias da IA. Por fim, propõe-se o desenvolvimento de critérios e padrões claros para qualificar essas tecnologias de acordo com seus riscos e proteger o bem comum sem obstruir os benefícios do desenvolvimento tecnológico.
IA supervisionar sem controlar

A "Declaração de Montevidéu sobre Inteligência Artificial" foi o resultado do Encontro Latino-Americano de Inteligência Artificial – KHIPU 2023.

O caminho a ser seguido, segundo os 100 especialistas que participaram no evento, é o de garantir que a  Inteligência Artificial   seja posta a serviço das pessoas, mitigando os riscos e impactos que possa trazer em termos trabalhistas e sociais. Outro ponto considerado fundamental é que a Inteligência Artificial possa gerar valor à América Latina, ao invés de transformar seus países em simples produtores de dados.  


Missão impossível?

A nota oficial do Encontro destaca a importância de avançar políticas públicas que sem bloquear seu desenvolvimento, protejam a população de usos usos problemáticos.


Agora que sabe que pesquisadores do mundo todo estão trabalhando para uma utilização ética da Inteligência Artificial, proponho que deixe o seu comentário sobre os questionamentos:

- Que riscos podem apresentar o uso de tecnologias de reconhecimento facial em espaços públicos?

- Que uso está sendo feito dos dados que são recolhidos permanentemente quando navegamos na Internet?

Pense nisso...


Não esqueça também de ler:


Palavras chave: 
#InteligênciaArtificial #DireitosHumanos #CulturaLatinoAmericana #DesenvolvimentoTecnológico #PolíticasPúblicas #Emprego


Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais