Construção de material didático para educação a distância

Estou postando alguns textos sobre a construção de material didático para educação a distância.


A construção do material didático para a educação a distância: a experiência do setor de educação a distância da UNESC

O artigo apresenta o processo de produção do material didático para o curso
de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão e Inovação Tecnológica na Construção Civil, na modalidade a distância. Este processo originou-se da necessidade de se construir um material adequado à modalidade tendo em vista o aspecto inédito da oferta do curso no contexto brasileiro. O processo de planejamento do curso previu a integração das mídias: CD-Rom, material impresso e Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, neste caso o LearnLoop e a WebConferência. A equipe de designer instrucional foi organizada a partir de três módulos: a) Módulo Estruturante: modelagem pedagógica; b) Módulo Adequador: adequação da linguagem e correção ortográfica e gramatical; e c) Módulo Identidade: ilustração e criação. Como resultados desta caminhada apresenta-se: o material didático do curso em suporte Impresso e Digital; a experiência na produção do material pelos envolvidos no processo; o trabalho cooperativo e disponibilização de novos recursos para a educação presencial e a distância na instituição.

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Professores autores de material didático para educação a distância: relato do processo de acompanhamento pedagógico

A produção do material didático do Núcleo de Educação a Distância da FGF procura congregar sinergias em múltiplos pormenores do projeto pedagógico do NEAD e dos cursos, tais como: a estrutura curricular (flexibilidade, autonomia, integração e atualização), a metodologia (problematização e Paulo Freire, adotando uma dinâmica de espiral com apresentação da situação-problema; análise da realidade apresentada; caracterização da situação-problema apresentada a partir do estudo da informação disponibilizada; procura da solução para a situação-problema; re-análise da situação-problema numa perspectiva extensionista de intervenção na realidade) e o suporte à aprendizagem (tutoria, informação, colaboração, suporte administrativo e técnico, avaliação da aprendizagem do aluno e avaliação institucional, pesquisa e interação).

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O Livro Didático em Questão (MULTIRIO)

De que recursos didáticos o professor pode se valer para trabalhar em sala de aula? Como conseguir que os recursos didáticos façam a mediação entre o aluno e o conhecimento. Como incorporar novas tecnologias ao processo de construção do conhecimento. Que aspectos devem ser levados em consideração quando se trata da escolha do livro didático.

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O Livro Didático em Questão (Salto para o Futuro)

TV escola exibiu no Salto para o Futuro, a série O Livro Didático em Questão que tem como proposta geral fazer uma reflexão sobre o papel do livro didático na escola. A temática dos programas procurou atender às demandas de reflexão do ensino em diferentes áreas e etapas do ensino básico, possibilitando que professores de todo o país revejam e construam suas práticas pedagógicas de produção e reprodução de conhecimento. A série também levanta uma discussão sobre o livro didático na qualidade de suporte de conhecimentos e de métodos para o ensino, serão abordados outros aspectos relativos à orientação para a escolha do livro e à utilização de materiais didáticos em geral.

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Didática a distância: elaboração de material didático para um curso de formação de professores

Este trabalho insere-se na perspectiva das contribuições das experiências sobre/para EAD e traz para o debate a reflexão sobre a elaboração de textos escritos como materiais didáticos para cursos na modalidade a distância.
Relatamos as reflexões do professor conteudista a partir desta elaboração e quais os entraves e possibilidades para tal realização. Neste sentido, discutimos sobre o material para a disciplina de Didática em um curso a distância para formação de futuros professores que provavelmente atuarão presencialmente e as estratégias de motivação para o aluno nessa modalidade, com esse material específico.

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A análise da utilização de mídias na educação a distância: implicações para o processo de ensino-aprendizagem.

O artigo aborda a análise da utilização de mídias na educação a distância, buscando sistematizar diferentes implicações pedagógicas de sua utilização para o processo educativo. Inicialmente, realizamos uma reflexão sobre modelos comunicativo e pedagógicos simples e complexos, para, em seguida, abordar determinadas variáveis que interferem no processo de ensino-aprendizagem em modelos que utilizam mídias.

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Guia do professor autor

O presente guia foi elaborado pela equipe interdisciplinar constituída por professores e pesquisadores na área de tecnologia da informação aplicada a educação e educação a distância e cumpre com o objetivo Institucional apresentados no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e no PPI (Projeto Pedagógico Institucional).

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Concepção e desenvolvimento de material educativo digital

Este artigo aborda as etapas para o desenvolvimento de materiais educativos digitais, a construção de modelos através de storyboard e a implementação através de sistemas de autoria.

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Referenciais para elaboração de material didático para EAD no ensino profissional e tecnológico.

A criação dos Referenciais para Elaboração de Material Didático para EaD no
Ensino Profissional e Tecnológico pretende oferecer aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais de EaD orientações para elaboração de materiais didáticos, tais como: impresso, audiovisual e ambiente virtual de ensino e aprendizagem (Web) em cursos de formação profissional a distância.

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Postado por João José Saraiva da Fonseca em 12 de dezembro de 2008

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