Mundo de hoje: da uniformidade à individualização
Mundo de hoje: da uniformidade à individualização
O Google Zeitgeist é um serviço do Google, que mostra as palavras mais pesquisadas. O nome tem origem na palavra alemã Zeitgeist (espírito do tempo) que se refere aos acontecimentos de determinada época.
Realizei uma análise dos dados revelados no Google Zeitgeist, considerando uma comparação dos resultados globais (palavras com maior evolução) apurados entre 2001 e 2008 e uma outra comparação entre os dados apurados na américa latina e na europa em 2008.
No que diz respeito à evolução dos resultaados por ano (2001-2008), considerando as palavras com maior evolução, é curioso verificar a associação entre os acontecimentos de cada ano e as palavras pesquisadas (2001: world trade center, osama bin laden, taliban, CNN; 2008: Sarah palin, Beijing 2008, Obama). Outro pormenor interessante é o surgimento no top 10 dos termos mais pesquisados dos nomes de grandes astros da mídia norte americana, tais como: Britney Spears (primeiro lugar em 2003 e 2004), ou Jonas Brothers (2008).
No que diz respeito à evolução dos resultaados por ano (2001-2008), considerando as palavras com maior evolução, é curioso verificar a associação entre os acontecimentos de cada ano e as palavras pesquisadas (2001: world trade center, osama bin laden, taliban, CNN; 2008: Sarah palin, Beijing 2008, Obama). Outro pormenor interessante é o surgimento no top 10 dos termos mais pesquisados dos nomes de grandes astros da mídia norte americana, tais como: Britney Spears (primeiro lugar em 2003 e 2004), ou Jonas Brothers (2008).
É óbvio que devemos ter algum cuidado em relação ao modo como esses resultados são apurados, mas é sempre interessante analisar os quadro abaixo e retirar as ilações possíveis, sobre por um lado a “uniformidade” cada vez maior deste mundo e por outro a crescente procura do youtube, enquanto espaço um que Castells afirmaria de "espaço social de interação, de liberdade, de organização de espaços livres" e de afirmação da tendência para a "autocomunicação em massa", enquanto fenômeno em que "nós próprios, podemos transmitir para milhões". Pelos aparentemente, pois muitas vezes terminamos apenas por fazer as mesmas "macacadas" que os outros fazem.
Os resultados apurados, no que diz respeito, à comparação entre os dados apurados na América Latina e na Europa em 2008, revelam o you tube como grande vencedor. Aparece nos resultados de todos os países, ocupando em 43% dos países pesquisados o primeiro lugar.
Os resultados apurados, no que diz respeito, à comparação entre os dados apurados na América Latina e na Europa em 2008, revelam o you tube como grande vencedor. Aparece nos resultados de todos os países, ocupando em 43% dos países pesquisados o primeiro lugar.
A título de exemplo apenas em dois países correspondentes a 14% (alemanha e suiça é citada a wikipédia).
Na Europa o campeão indiscutível é o youtube, enquanto na américa latina são os jogos.
A pobreza geral em relação à natureza “cultural” ou informacional dos termos mais pesquisados pode ser notada também no Brasil cujos termos mais pesquisados forma por ordem: jogos de meninas; naruto, you tube, Claro, youtube, jogos, jogo, esporte, tradutor, O dia.
Comparação entre os 10 termos mais pesquisados nos países da Europa
Comparação entre os 10 termos mais pesquisados nos países da América Latina
Comparação entre os 10 termos com maior evolução de 2001 a 2008
Fonte: Dados do Google Zeitgeist e wikipédia, analisados por João José Saraiva da Fonseca
Postado por João José Saraiva da Fonseca em 10 de dezembro de 2008
Comentários