quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Mini biblioteca virtual de EAD

Esta postagem apresenta alguns livros de suporte ao estudo dos alunos da Especializaçao em Educacao a Distancia da Faculdade Vale do Jaguaribe.


Parecer Qual o amparo legal para a Educação a Distância no Brasil?


Resposta do advogado Fabrizio Cezar Chiantia a consulta da Associação Brasileira de Educação a
Distância.





TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DE PROFESSORES


Coletânea sobre o tema Integração de Tecnologias na Educação, uma iniciativa da Seed/Salto para o Futuro. No capitulo 4 Tecnologias na educação de professores a distância, os autores Alberto Tornaghi, Alvana Maria Bof, Bernardete Gatti,Carmen Neves, José Manuel Moran, Kátia Morosov, Leda Fiorentini, Maria Cristina Tavares, Maria Umbelina Salgado, Oresti Preti e Sandra Azzi abordam algumas questões importantes da educação a distância (EAD) na formação e na atuação dos professores em serviço; entre eles, os critérios de qualidade da EAD, a gestão de programas de EAD, os materiais e as tecnologias de comunicação para EAD, o apoio ao aluno e a avaliação de aprendizagem nesta modalidade.


Ead Joao Jose Saraiva Da Fonseca
View SlideShare document or Upload your own. (tags: ead joao)




Educação a distância em organizações públicas

Publicaçao da ENAP Escola Nacional de Administração Pública, que busca ampliar as discussões sobre conceitos de educação que se desenrolam ao longo da vida, especialmente na contemporaneidade, no contexto da sociedade global que tem exigido competências e capacidades cada vez mais complexas para a formação profissional, notadamente para
o setor de serviços públicos.





Orientação didático-pedagógica em cursos a distância

O livro propoe se proposta de detalhar e reflectir sobre o papel do professor tutor na Educação a Distância – EAD. Para que haja um adequado envolvimento e desenvolvimento do aluno de graduação nos cursos da modalidade a Distância, é necessária uma clara definição dos papéis daqueles que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.






E-LEARNING E E-CONTEÚDOS APLICAÇÕES DAS TEORIAS TRADICIONAIS E MODERNAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM À ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE E-CURSOS


Esta obra estuda o e-Learning na sua complexidade decorrente do que é aprender e ensinar, descrevendo o processamento da aprendizagem — “como se aprende” — e sugerindo modelos para a estruturação de e-conteúdos — “como ensinar”.


E Book Ca E Learning Excerto
View SlideShare document or Upload your own. (tags: joao jose)



Educação a distância: novas perspectivas a formação de Educadores

Capitulo 5 do livro EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FUNDAMENTOS E PRÁTICAS produto do Projeto Multilateral Rede telemática para formação de educadores: implantação da informática
na educação e de mudanças nas escolas de países da América Latina, financiado pela Organização dos Estados Americanos - OEA, que procura a criação de uma rede visando à formação de professores para implantar, por intermédio do uso da telemática, mudanças na escola. O capitulo tem por designacao Educação a distância: novas perspectivas a formação de Educadores e autoria de Lucila M. P. de Oliveira.


Cap5 Joao Jose Saraiva Da Fonseca
View SlideShare document or Upload your own. (tags: educação a)



Referenciais para Elaboração de Material Didático para EaD

Nos dias 23, 24 e 25 de julho DE 2007, reuniram-se, no MEC, especialistas dos campos de conhecimento da EAD e do Ensino Profissional e Tecnológico, com o objetivo de identificar as diretrizes relevantes para a construção de materiais didáticos a serem elaborados com esta finalidade: formar profissionais técnicos de nível médio por meio de cursos a distância.

Dessa reunião surgiram os Referenciais para Elaboração de Material Didático para EaD que pretende oferecer aos coordenadores de curso, professores conteudistas, professores tutores e demais profissionais de EaD orientações para elaboraçãode materiais didáticos, tais como: impresso, audiovisual e ambiente virtual de ensino eaprendizagem (Web) em cursos de formação profissional a distância.


Para a concepção do projeto político-pedagógico dos cursos, além destes Referenciais, também
devem ser considerados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico
(Resolução CNE/CEB - Nº 4/99).





Mais documentos poderão ser encontrados também nos links abaixo:

Diretoria de tecnologia educacional do Paraná

Link 1

Link 2


Proponhos uma visita ao site da RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. Podem encontrar lá interessantes artigos sobre a utilização das Novas Tecnologias na Educação.


Postado por Joao Jose Saraiva da Fonseca em 03 de dezembro de 2008

Nenhum comentário: